Bater na porta do vizinho para pedir uma xícara de açúcar já não é tão comum, certo? Especialmente, para quem mora em bairros de grandes cidades. Buscando devolver essa prática ao cotidiano surgiu a ferramenta on-line “Tem Açúcar?”.

A criadora do projeto é a jovem Camila Carvalho, de apenas 25 anos. Lançado em junho de 2014, já há mais de 22 mil cadastrados de todo o Brasil. Com a plataforma gratuita, ela espera facilitar o compartilhamento de coisas com os vizinhos. Estimulando a economia, a sustentabilidade e ainda estreitando os laços entre pessoas que moram próximas.

No Tem Açúcar, a pessoa pode buscar o item que necessita no momento, como uma ferramenta de trabalho, um ingrediente para a receita que já começou a ser preparada ou qualquer outra coisa que possa ser emprestada. O mecanismo do próprio site então vai buscar entre os vizinhos quem tem o material solicitado. Assim que encontrar, é possível combinar as condições de empréstimo entre as duas partes.

Entretanto, para que funcione, é preciso que, pelo menos, 13 pessoas do mesmo bairro façam o cadastro na plataforma. Até o início do ano, eram necessárias 30 pessoas para “desbloquear cada bairro”, porém o número foi considerado alto levando em consideração aos que moram em cidades pequenas.

Conheça a ferramenta clicando aqui.

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.