Produzir alimentos em áreas urbanas é uma alternativa importante para garantir a segurança alimentar. Dentro destas opções estão as hortas e também as fazendas verticais, construídas para o plantio hidropônico, como é o caso da AeroFarms.


Imagem: Divulgação/AeroFarms

Especializada em agricultura vertical e agricultura controlada, a empresa tem o projeto de transformar um antigo balcão industrial em Nova Jersey nos EUA, em uma fazenda urbana. A estrutura servirá para produzir alimento em escala comercial, ao mesmo tempo em que proporciona o desenvolvimento da comunidade local.


Imagem: Divulgação/AeroFarms

A construção já começou a ser feita e, de acordo com a Aerofarms, estará aberta já no próximo semestre. A previsão é de que o espaço colabore para a criação de 78 novos empregos, fator importante para uma região que tem o dobro da taxa de desemprego média norte-americana.


Imagem: Divulgação/AeroFarms

Em uma área construída de três hectares, a estrutura deve ser capaz de produzir, anualmente, 900 toneladas de folhas verdes e ervas em um ambiente totalmente controlado. O modelo de cultivo usado no sistema é o de aeroponia, 75 vezes mais produtiva do que as fazendas tradicionais, usando 95% menos água.


Imagem: Divulgação/AeroFarms

O projeto, que conta com o apoio e incentivo governamental, está orçado em US$ 30 milhões. O investimento ultrapassa o limite da arquitetura e engenharia e deve ter grande influência social, criando novas oportunidades e oferecendo alimento de qualidade à comunidade local.

Clique aqui para visitar o site da AeroFarms.

Redação CicloVivo

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.