A loja do Pão de Açúcar São Camilo, localizada em Cotia (SP), acaba de conquistar o certificado LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) como resultado das iniciativas da GPA Malls & Properties para a adoção de diferenciais de sustentabilidade em sua implantação. A empresa é responsável pela gestão dos ativos imobiliários do Grupo Pão de Açúcar.

A GPA M&P já garantiu certificação à terceira loja da bandeira, após a conquista da unidade da Vila Clementino, em São Paulo (SP), e de Indaiatuba (SP) – primeira Loja Verde da América Latina.

O LEED é reconhecido mundialmente por promover uma série de orientações ambientais criadas pelo U.S. Green Building Council, renomada instituição internacional para desenvolvimento de construções verdes. O certificado avalia a adoção de critérios e procedimentos para que um empreendimento seja desenvolvido por meio de métodos sustentáveis.

Entre os diferenciais da loja Pão de Açúcar São Camilo estão tecnologias para garantir a redução do consumo de energia, água, emissão de CO2 e a gestão de resíduos. A unidade possui iluminação zenital (telhas translúcidas para entrada de luz natural), sistema especial de resfriamento dos alimentos, recuperador de calor para aquecimento da água dos banheiros, além de utilizar madeira certificada e tintas e colas com baixa emissão de Compostos Orgânicos Voláteis.

Com as tecnologias sustentáveis adotadas pela loja Pão de Açúcar São Camilo, a unidade garante redução de mais de 50% no consumo de água potável e 15% de energia.  Toda a execução da obra priorizou a utilização de materiais de fornecedores regionais. Para os clientes, a loja oferece bicicletário, Estação de Reciclagem Pão de Açúcar Unilever, Programa Caixa Verde, Coleta de Pilhas e Baterias e um ambiente com cultivo de vegetação nativa.

“Com investimento de mais de R$100 milhões para a implantação de lojas verdes, a GPA Malls & Properties acredita nas práticas de sustentabilidade como um diferencial de negócios, que traz resultados não só no relacionamento com os clientes, mas também no custo de operação da loja, a partir da redução de consumo de energia, água e outros benefícios”, explica Alexandre Vasconcellos, presidente da companhia. “Esta estratégia está em linha com o compromisso que temos em promover o consumo consciente e em contribuir para que as tecnologias sustentáveis ganhem maior escala no Brasil”, completa o executivo.

Todas as novas lojas do Pão de Açúcar adotam diferenciais de sustentabilidade em sua construção e operação. Além das três unidades reconhecidas pelo LEED, outras quatro lojas estão em processo de certificação.

Para mais detalhes sobre a certificação LEED, acesse o site do Green Building Council Brasil.

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.