O escritório polonês de arquitetura, Mode:lina, é o responsável pela criação de diversos projetos sustentáveis. Entre as especialidades dos arquitetos está a criação de lojas e de diversos espaços temporários. Um dos destaques é a loja criada para a marca Clae.

A base para este projeto está centralizada na reutilização de pallets. O material é originalmente usado para o transporte e armazenamento de mercadorias, mas pode ganhar um novo uso, sendo extremamente útil para uma decoração funcional.

Tendo essa premissa em mente, os sócios do Mode:Lina, Pawel Garus e Jerzy Wozniak decidiram ter uma loja inteira feita a partir de pallets. A madeira reaproveitada foi aplicada em todo o piso e nas paredes. Além disso, as bancadas, mesas e bancos também são em pallets.

O projeto manteve as características originais da madeira. Assim, a decoração ganhou um tom rústico e ao mesmo tempo contemporâneo pela leveza e simplicidade. O necessário para completar a harmonia do espaço foi a utilização de duas escadas de madeira, algumas lâmpadas e as caixas de papelão dos próprios sapatos comercializados pela marca.

O intuito era conseguir criar um espaço legal, mas que tivesse o menor impacto possível, já que a estrutura é temporária. O alvo parece ter sido alcançado.

Redação CicloVivo

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.