nivea refil

A possibilidade de fazer compras à granel ainda é quase que restrita aos produtos alimentícios. Entretanto, algumas soluções vêm sendo testadas mundo afora, como é o caso das estações de refil de sabão líquido para banho recém-lançadas pela Nivea.

Reabasteça em vez de jogar fora. Esse é o mote da Beiersdorf, fabricante alemã detentora da marca Nivea.

Refil de sabão: Como funciona

O processo é bastante simples. O consumidor pega uma garrafinha (feita de PET reciclado) vazia na estação para preenchê-la com o produto. Após o término do sabão, basta retornar na loja para recarregá-la.

A máquina até imprime um rótulo com o valor do pagamento para ser colado na embalagem.

Cada unidade pode ser usada até três vezes. O rastreio desse limite é feito pelo código de barras do refil – o cliente não poderá usar a embalagem que quiser.

Segundo a companhia, a ideia, a princípio, é controlar essa quantidade de recarga por uma questão de segurança, mas o processo será reanalisado no futuro. Inclusive, o consumidor é estimulado a devolver a embalagem ao fim deste ciclo para reciclagem. Desta forma, a Nivea poderá testar se mantém, reduz ou aumenta o limite de recargas – sempre tendo em vista os protocolos sanitários.

Ao devolver a garrafa, o cliente recebe uma nova embalagem e uma recarga grátis, como estímulo pela iniciativa.

“Queremos realizar testes microbiológicos na máquina e nas garrafas devolvidas durante a fase piloto – e aprender com as experiências realistas dos consumidores”, afirma Caroline Zia, Engenheira Sênior de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa.

A solução vem sendo testada em unidades da Dm-Drogerie Markt, a maior rede de drogarias da Alemanha, nas cidades de Ettlingen e Hamburgo. A fase de teste do projeto piloto vai durar de seis a oito meses.

Vendas à granel

compras a granel
Foto: Jasmin Brunner | Unsplash

A procura por um estilo de vida mais sustentável, que vimos crescer nos últimos anos, impulsionou o retorno das compras à granel. Menos embalagens, menos desperdícios, mais economia – de produto e grana. Estes são alguns dos benefícios de comprar a exata quantidade do que precisa, sem excessos.

Mas, ao contrário de produtos alimentícios, muitas coisas ainda não são possíveis de comprar sem embalagens. Aqui no Brasil, a 1a estação de refil de xampu e condicionador foi lançada apenas em dezembro do ano passado. Apenas uma marca comercializa. Neste caso, uma solução ecológica para contornar tais embalagens seria a compra de xampu sólido que, aliás, gera muito menos gasto de água na fabricação do que os sabões líquidos.

cosmeticos a granel
Refil de xampu no Brasil

Outra solução interessante é o serviço de refil “delivery de sabão”, que é testado no Chile, ou ainda o refil para cafés e ração, testado na Suíça.

Conheça outras soluções lixo zero no Brasil e no mundo:

Conheça a primeira loja “lixo zero” do Brasil

Loop: o novo conceito de compras “Lixo Zero”

Mercearia vende produtos em refil e totalmente livres de embalagens