Dentro da meta de reduzir em 30% o volume de plástico virgem usado pela empresa, a Nestlé está testando máquinas de refil que dispensam embalagens.

Os consumidores podem levar seus próprios recipientes e pegar diferentes tipos de café solúvel e da ração para gatos Purina. Também é possível acessar digitalmente as informações que estariam nos rótulos dos produtos, como ingredientes e valor nutricional.

Os três protótipos das máquinas de refil estão em lojas localizadas na Suíça, nas cidades de Rorschach, Orbe e La Tour-de-Peilz. O período de testes vai durar 4 meses, mas, segundo a empresa, a recepção dos consumidores foi muito boa.

Para garantir que os resultados na diminuição do uso de embalagens e de plástico, mais máquinas de refil de produtos da marca estarão disponíveis nos próximos meses.

“As embalagens têm uma papel importante para conservar e proteger os produtos. Por isso, sempre que novos sistemas de embalagens são testados, é preciso garantir que os produtos vão chegar aos consumidores de forma segura e higiênica”, explica Hélène Lanctuit, líder de Embalagem de P&D da marca.

“Estas máquinas são inovadoras porque incorporam uma tecnologia que nos permite entregar produtos com segurança, além de garantir reposições constantes e a rastreabilidade”, finaliza Hélène.

Outras iniciativas

A empresa tem outras iniciativas similares envolvendo outros produtos. Já foram anunciados os testes para um dispenser de água, Refill Plus, em que consumidores podem personalizar seu produto com combinações entre 6 diferentes aromas.

Em parceria com a Terracycle, a Nestlé vai testar um Sistema chamado Loop que já começou a funcionar nos EUA e em breve será testado também na França. Mini dispensers de Nescafé e Milo também já estão funcionando em diversos países do mundo.

Menos plástico

Estes sistemas tem como objetivo diminuir o volume de embalagens de uso único. A empresa anunciou que tem como meta ter embalagens 100% recicláveis ou reusáveis até 2025 e reduzir em 30% o uso de plástico virgem nas embalagens, no mesmo período.