- Publicidade -

Minalba lança a primeira lata no Brasil com descrição em Braille

Nova lata de água mineral tem acessibilidade para pessoas cegas e com baixa visão na sua tampa, permitindo a identificação do produto

lata braille
As latas com Braille na tampa farão parte de toda linha de latas Minalba. | Foto: Divulgação

A empresa de bebidas Minalba Brasil está lançando uma lata de água mineral com Braille na tampa: é a primeira desse segmento no Brasil. O objetivo, segundo a marca, é tornar a experiência de compra, consumo e escolha acessível às pessoas com deficiência visual.

- Publicidade -

Desenvolvida ao longo de meses com o suporte da Ball Corporation, a iniciativa contou com a consultoria da Fundação Dorina Nowill para Cegos, para trazer um olhar inclusivo para o mercado de alimentos e bebidas.

Por meio da ação #LataPraTodosVerem, a empresa visa promover acessibilidade no mercado de bebidas. Hoje, existem mais de 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual no Brasil, segundo dados do Censo do IBGE de 2010. O propósito é oferecer maior independência na experiência de compra e consumo adequando às necessidades desse público.

lata braille
Lata de alumínio, uma embalagem infinitamente reciclável. | Foto: Divulgação

“Fomos pioneiros em oferecer água mineral em lata de alumínio, uma embalagem infinitamente reciclável. Também lançamos o primeiro produto social do segmento de bebidas, disponibilizando uma versão especial de Minalba lata em parceria com a Gerando Falcões, e agora lançamos a primeira lata inclusiva”, ressalta Aelio Silveira, diretor superintendente da Minalba Brasil.

“O Sistema Braille é uma das formas de garantir a independência e autonomia das pessoas com deficiência visual a um produto tão essencial. Além disso, o projeto tem o propósito de sensibilizar empresas desse e de outros segmentos com o tema, contribuindo para uma sociedade cada vez mais inclusiva”, ressalta Alexandre Munck, Superintendente Executivo da Fundação Dorina Nowill para Cegos.

- Publicidade -

Embalagem inclusiva

A embalagem em alumínio tem muito espaço no país, e a lata tem potencial de levar diferentes categorias de bebidas para momentos de consumo até hoje inexplorados, além de atingir a temperatura ideal mais rápido, proteger a bebida dos raios UV, facilitar a logística e não quebrar.

Na nova lata da Minalba, a escrita em Braille estará em sua parte superior, próxima ao anel de alumínio e, por meio do tato, o consumidor com deficiência visual poderá se certificar de que se trata de uma água mineral em lata com gás ou sem gás.

“É muito gratificante poder participar desta iniciativa, resultado do trabalho árduo de muitos times dentro da Ball, bem como a Minalba. Além disso, tivemos o privilégio de contar com o suporte e a consultoria da Fundação Dorina Nowill para Cegos, trabalhando juntos no desenvolvimento de uma solução viável de aplicação do Sistema Braille para a tampa de alumínio das latas e, assim, viabilizando a entrega deste produto, que tem potencial de influenciar um grande movimento de adaptação dentro da cadeia de bebidas”, afirma Fauze Villatoro, Presidente da Ball na América do Sul.

- Publicidade -

As latas com Braille na tampa farão parte de toda linha de latas Minalba e poderão ser encontradas no mercado nacionalmente. A primeira produção será destinada aos camarotes do evento Tomorrowland Brasil 2023, edição do maior festival de música eletrônica do mundo que ocorre em Itu (SP) em outubro.

lata braille
O consumidor com deficiência visual poderá se certificar de que se trata de uma água mineral em lata Minalba com gás ou sem gás. | Foto: Divulgação

A empresa recentemente iniciou uma trilha de ações ESG para se posicionar como marca sustentável no mercado. Foi o caso do projeto Fala na Lata, que reverteu lucros em prol da Gerando Falcões. E agora, com o #LataPraTodosVerem, firma-se como a primeira empresa de ampla distribuição no mercado de bebidas a ter aplicação de Braille em suas latas.