Seguindo uma tendência que parece ter vindo para ficar, mais uma mercearia livre de embalagens foi inaugurada, desta vez no Brooklyn, em Nova York, nos Estados Unidos. Para reduzir o desperdício, a loja aposta na venda de alimentos à granel.

Além de levar mais uma alternativa para quem busca um estilo de vida com menos produção de lixo, a loja, batizada de Precycle, tem como premissa a naturalização deste processo. Isso porque a dona da loja, Katerina Bogatireva, nasceu na Letônia e para ela nada pode ser mais comum do que levar os próprios recipientes na hora de ir às compras.

Ao Treehugger, Katerina confessou que, ao se mudar para os EUA, facilmente se adaptou às embalagens de plástico, inclusive, “esquecendo de seus valores”, segundo suas próprias palavras.

Mas, ela deu um basta e, tendo plena consciência de que não está oferecendo nada de novo, ela abriu uma loja à granel e espera que isso estimule outras pessoas a adotarem hábitos tão antigos quanto ecológicos. Inicialmente, ela está fornecendo sacos de papel e espera que, ao longo do tempo, os clientes aprendam a levar seus recipientes.

Recentemente, o CicloVivo falou sobre uma loja totalmente livre de plástico que abriu em São Paulo. Confira aqui.