- Publicidade -

‘Floresta no Centro’ é inaugurada em São Paulo

Loja do Instituto Socioambiental traz produtos e saberes dos povos indígenas, ribeirinhos e quilombolas para dentro da cidade

loja floresta no centro ISA
Entrada da loja Floresta no Centro, a loja do Instituto Socioambiental (ISA) na Galeria Metrópole, em São Paulo. Foto: Claudio Tavares | ISA

Quem vive em São Paulo ganhou mais uma chance de conhecer a realidade e a produção de povos indígenas e comunidades tradicionais ribeirinhas e quilombolas sem sair da cidade. O Instituto Socioambiental (ISA) inaugura nesta sexta-feira, dia 26 de agosto, sua ‘Floresta no Centro’, onde vai funcionar uma loja e espaço de eventos.

- Publicidade -

A loja fica na segunda sobreloja da Galeria Metrópole, na Praça Dom José Gaspar, centro da capital paulista. Quem passar por lá vai poder conhecer e levar para casa produtos como a Pimenta Baniwa, Cogumelo Yanomami, Castanha-do-Pará Vem do Xingu, Banana Chips Quilombola, além de cerâmicas e cestarias indígenas, entre outros exemplos de uma economia do cuidado com as florestas.

loja floresta no centro ISA
Panelas artesanais xinguanas expostas na loja Floresta no Centro. Foto: Claudio Tavares | ISA

O espaço vai apresentar aos visitantes produtos, saberes e os modos de vida de indígenas, ribeirinhos e quilombolas – uma inspiração para um futuro socioambientalmente justo.

A ‘Floresta no Centro’ vai ficar aberta abre de segunda à sexta, das 9h às 18h. Quem não estiver em São Paulo ou não puder ir à loja física, pode conhecer e comprar os produtos pelo site do ISA.

Florestas protegidas

indígenas florestas
Mulheres e crianças em trilha dentro da floresta que cerca a aldeia Ikpeng, no Xingu, à procura de árvores com sementes. Foto: Ayrton Vignola

Estudo recente publicado pelo ISA mostrou que esses povos e suas economias são responsáveis, juntos, pela proteção de um terço das florestas no Brasil. Nos últimos 35 anos, somente as Terras Indígenas protegeram 20% do total de florestas nacionais.

- Publicidade -

Abertura

O evento de abertura acontece às 18h do dia 26 de agosto com um bate-papo sobre o livro O desejo dos outros: Uma etnografia dos sonhos yanomami. Participam a autora, a antropóloga Hanna Limulja, e a especialista em biodiversidade do ISA, Nurit Bensusan. A obra, publicada pela UBU Editora, foi lançada em parceria com o ISA e a Hutukara Associação Yanomami.

loja floresta no centro ISA
Produtos indígenas expostos na loja Floresta no Centro. Foto: Claudio Tavares | ISA

No mesmo dia, haverá comercialização de produtos de parceiros indígenas, ribeirinhos e quilombolas do ISA, de territórios no Xingu, entre o Mato Grosso e o Pará, no Rio Negro, que abrange parte do Amazonas e Roraima e no Vale do Ribeira, em São Paulo, bem como de publicações da organização e de parceiros que são parte da história da defesa dos direitos de povos indígenas e comunidades tradicionais no Brasil.

‘Floresta no Centro’

  • Praça Dom José Gaspar – Galeria Metrópole / Segunda sobreloja
  • Abertura: 26 de agosto, das 18h às 21h
  • Funcionamento: 2ª a 6ª, das 9h às 18h
loja floresta no centro ISA
Artesanatos indígenas expostos no interior da loja Floresta no Centro, que será inaugurada em 26/8 com bate-papo. Foto: Claudio Tavares | ISA

- Publicidade -