Para quem gosta de se manter informado sobre questões ecológicas o livro “Compra Sustentável: A força do consumo público e empresarial para uma economia verde e inclusiva” pode ser uma boa opção de leitura. O melhor é que ele está disponível para download gratuito.

A publicação foi editada pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (GVces/EASP) em parceria com o a associação ICLEI (Local Governments for Sustainability).

Lançado em dezembro de 2012, o livro aponta a possibilidade de transformação dos padrões de produção e consumo por meio das compras efetuadas pelos maiores consumidores da sociedade atual: as empresas e o governo.

Além de abordar a questão dos critérios socioambientais a serem levados em consideração no processo de compra, o livro sugere caminhos para o engajamento da sociedade na questão, com destaque para mudanças dos parâmetros legais e, igualmente, dos valores e princípios que norteiam os compradores e tomadores de decisão.

O conteúdo, que pode ser acessado no site do GVces, estimula o consumo mais sustentável do governo e do setor privado, incentivando desde a compra de produtos certificados e dentro da legalidade social e ambiental, até a popularização de soluções mais eficientes. Baixe aqui o livro.

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.