- Publicidade -

Corona lança pack de cerveja feito de palha de cevada

Livre de plástico, o material usa 90% menos água e menos energia.

pack de cerveja Corona

A Corona, marca de cerveja mexicana, acaba de lançar uma nova embalagem circular para packs de seis unidades de cerveja. O material é feito a partir do reaproveitamento do excedente de palha de cevada. 

- Publicidade -

Resíduo das colheitas dos agricultores, a palha será combinada com fibras de madeira 100% recicladas. O procedimento cria um papel cartão para produzir embalagens tão duráveis e resistentes quanto as que já existem hoje. A diferença é que o material, para transporte de garrafas, usa muito menos recursos.

Transformar palha de cevada em fibra de papel utiliza 90% menos água em sua produção quando comparado aos processos tradicionais de polpação de madeira virgem, além de usar menos energia e produtos químicos agressivos. A Corona vê isso como uma oportunidade de eliminar a necessidade de matéria-prima virgem de sua cadeia de suprimentos no futuro. 

Atualmente, os packs – tanto para cervejas como para outros tipos de bebidas – são feitos com plásticos. “Os anéis de seis componentes são feitos de uma forma fotodegradável de polietileno que resulta em pedaços cada vez menores de plástico se não forem reciclados”, afirmou a Corona, em comunicado à imprensa, em 2018.

Estratégia

“A Corona é uma marca que nasceu na praia. Estamos profundamente conectados com a natureza e apreciamos tudo o que ela tem a oferecer, por isso queremos continuar a fazer a nossa parte para protegê-la. Avaliamos onde poderíamos fazer mudanças em nossas cadeias de produção e fornecimento para fazer uma diferença real. Temos o orgulho de anunciar este primeiro passo para reinventar o futuro das embalagens para nossa indústria”, diz o brasileiro Felipe Ambra, vice-presidente global de marketing da Corona.

- Publicidade -

Em 2018, a marca já anunciava que estava trabalhando em um material feito de fibras biodegradáveis ​​à base de plantas. A ideia era justamente usar uma mistura de resíduos de subprodutos e materiais compostáveis. Sob liderança do Centro Global de Inovação e Tecnologia da AB InBev, o processo de desenvolvimento durou três anos. Desde o início o foco estava na busca por uma solução escalável, isto é, que pudesse ser replicada sem aumento equivalente dos custos.

A nova embalagem foi lançada na última quinta-feira (18) com uma produção inicial de 10 mil unidades para packs de seis garrafas long necks. A solução ecológica chega como projeto piloto na Colômbia e em seguida na Argentina.

Após a conclusão do projeto piloto, a AB InBev, empresa controladora da Corona, revisará a implementação da tecnologia para outras marcas, aumentando assim o potencial impacto ambiental positivo e a capacidade de influenciar toda a indústria de bebidas.

- Publicidade -

Confira alternativas que já foram apresentadas para substituir os atuais packs de plástico:

Marca cola latinhas de cerveja para eliminar plástico de packs

Latas encaixáveis elimina plástico em packs de cerveja

Pack de cerveja vira rúcula, salsinha e até cenoura