Ao comprar um pacote de cervejas com seis latinhas, o consumidor se depara com um embrulho plástico inconveniente. Em tempos de busca pela redução de resíduos, em especial o lixo plástico, a marca de cerveja dinamarquesa Carlsberg propõe uma solução: substituir o material por um novo tipo de cola, que une todas as latinhas.

Chamado de “Snap Pack”, o pacote é super minimalista. Ele é composto apenas pela cola, que levou três anos de pesquisa e desenvolvimento para ficar pronta, e um cabo (infelizmente, ainda de plástico) usado para, segundo a empresa, “ajudar a transportar a bebida”.

Impacto

A companhia estima que a nova embalagem, quase lixo zero, deve reduzir o desperdício de plástico globalmente em mais de 1200 toneladas por ano – equivalente a 60 milhões de sacolas plásticas.

“Testamos cerca de quatro mil tipos diferentes de cola antes de chegarmos na formulação final”, conta Håkon Langen, diretor de inovação de embalagens do Carlsberg Group. A cola final, que tem uma consistência semelhante a um pequeno pedaço de goma de mascar, mantém as latas juntas com a mesma firmeza que o plástico.

A cola foi desenvolvida em parceria com a NMP Systems, responsável pela inovação. Inclusive, a empresa de cerveja afirmou que não tem problemas em compartilhar a tecnologia. Esperamos que a ideia se espalhe como conversa de bar.