- Publicidade -

Conheça o empresário que está plantando hortas nas escolas norte-americanas

Dono de uma rede de restaurantes, ele dedica-se a mudança da cultura alimentar no país.

Kimbal Musk encoraja os colegas de profissão a apostarem na alimentação saudável.

Kimbal Musk não é tão conhecido, apesar de seu sobrenome estar marcado no Vale do Silício. Ele é irmão de Elon Musk, o bilionário que quer revolucionar a forma como produzimos e armazenamos energia. Mas, não menos importante, Kimbal também quer se destacar: só que no ramo culinário. Ele quer transformar a maneira com que crianças e adultos se relacionam com os alimentos.

- Publicidade -

Integrante do conselho da Tesla, a tecnologia ainda está presente em sua vida, porém com outro foco. Hoje ele é formado pelo Instituto de Culinária Francesa em Nova York e dono de uma rede de restaurantes nos EUA. Há quatros anos ele criou “A cozinha comunitária”, uma organização sem fins lucrativos que desenvolve “hortas de aprendizagem” nas escolas.

Por meio das hortas, as aulas sobre alimentação, estilo de vida saudável, impacto ambiental entram no currículo escolar em conjunto com outras disciplinas. A intenção é contribuir para a melhoria dos hábitos alimentares desde a infância, aproximando os pequenos do contato com a terra e todo o processo de cultivo até o alimento chegar ao prato.

A intenção é contribuir para a melhoria dos hábitos alimentares desde a infância.
A intenção é melhorar os hábitos alimentares desde a infância. | Foto: The Kitchen Community

Ao canal de notícias CNN, Musk contou que uma escola em Los Angeles estava usando Doritos e Cheetos como recompensa por bom comportamento. Após a instalação de uma horta, os salgadinhos foram substituídos por morangos.

Realizado em parceria com um sócio, seu trabalho já ganhou reconhecimento de autoridades. Em dezembro de 2012, o prefeito de Chicago concedeu um milhão de dólares à organização para instalações de hortas em 100 escolas da cidade.


O exemplo começa em casa

- Publicidade -

Estimular a aproximação de seus clientes oferecendo mesas compartilhadas, priorizar fornecedores locais, criar pratos saudáveis e personalizados para crianças, construir áreas e oferecer atividades para que as crianças possam brincar. Estas foram algumas das mudanças que implementou dentro de seu restaurante em Boulder, Colorado.  “Nada é processado, muito rápido, muito simples, barato e as crianças adoram”, garantiu o empresário em sua fala no TED.

Durante a palestra, ele aponta o custo da má alimentação enquanto saúde publica e encoraja os colegas de profissão a apostarem na alimentação saudável. “É uma grande oportunidade para proprietários de restaurantes aproveitarem. Digo a vocês, vão lá fora e façam!”.

O trabalho feito nas escolas foi batizado de hortas de aprendizagem.
O trabalho feito nas escolas foi batizado de hortas de aprendizagem. | Foto: The Kitchen Community

Outro ponto que ele tem levantado é o apoio aos agricultores que querem apostar na produção orgânica. Segundo Musk, as fazendas nos EUA têm cada vez mais demanda por alimentos orgânicos, porém é preciso ajudar financeiramente os agricultores que passam pela transição obrigatória de três anos – durante este tempo eles nem podem usar agrotóxicos, nem podem certificar seus alimentos orgânicos.

- Publicidade -

“A única lição que eu aprendi trabalhando com tecnologia e comida é que você só pode saber que está fazendo a coisa errada quando você está fazendo o que todo mundo está fazendo”, disse Musk ao CNN.

Kimbal Musk quer transformar a maneira com que crianças e adultos se relacionam com os alimentos.
Musk quer transformar a maneira com que crianças e adultos se relacionam com os alimentos. | Foto: The Kitchen Community
As crianças se divertem enquanto plantam. | The Kitchen Community
As crianças se divertem enquanto plantam. | The Kitchen Community
| Foto: The Kitchen Community
Em seu restaurante, ele cria pratos saudáveis e personalizados para crianças. | Foto: The Kitchen Community
As crianças acompanham todo o processo de cultivo até o alimento chegar ao prato. | Foto: The Kitchen Community
As crianças acompanham todo o processo de cultivo até o alimento chegar ao prato. | Foto: The Kitchen Community

Marcia Sousa – Redação CicloVivo