A empresa Comparoni, João Pessoa, na Paraíba, investe em acessórios e calçados com o diferencial de utilizar algodão colorido em sua produção. O material garante, por exemplo, a fabricação de bolsas sem substâncias tóxicas e com economia de água.

O que diferencia esse tipo de algodão dos tradicionais, é que ele já nasce com cor, evitando assim o tingimento químico, sendo dispensado o uso de substâncias tóxicas e do procedimento de acabamento do algodão, que acaba economizando até 70% de água. Outro diferencial dessa matéria prima é que, como é mais resistente, o uso de agrotóxicos também é menor.

A empresa acredita que a ecomoda é a tendência dos próximos anos. Diversas grifes já investiram nisso e lançaram suas coleções sustentáveis. O consumidor também já mudou seu pensamento, dando sua preferência de compra para produtos e empresas que possuem ações sustentáveis.

Além de serem confeccionadas com esse tipo de algodão, as bolsas Comparoni possuem detalhes exclusivos feitos pelas artesãs da Paraíba. A marca que faz parte do Grupo Natural Cotton Color busca o equilíbrio entre sustentabilidade e peças elegantes. Os produtos já são distribuídos para diversos países.

Chefiado por Rosângela Comparoni, o ateliê produz sapatos, bolsas e outros acessórios de moda, sempre com algodão colorido ecológico, um produto certificado pelo Embrapa. O selo garante que o algodão nasceu sem uso de aditivos ou corantes.

Redação CicloVivo

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.