natura the body shop embalagens vazias produto
Foto: Divulgação

Para diminuir do impacto ambiental gerado pelo despejo inadequado de embalagens, a Natura e a The Body Shop lançam um programa de logística reversa nas lojas próprias das marcas.

A cada cinco embalagens vazias, com exceção de frascos em miniatura e amostras, os clientes receberão um novo produto. As lojas da Natura ainda receberão produtos de qualquer uma das quatro marcas do grupo Natura &Co: Avon, Natura, The Body Shop e Aesop.

“O objetivo é incentivar o descarte correto das embalagens, a reciclagem e a economia circular”, ressalta Paula Andrade, vice-presidente de varejo de Natura &Co.

Em junho, o grupo lançou seu plano “Compromisso com a Vida”. No documento, a empresa se compromete a intensificar suas ações para enfrentar alguns dos problemas mais urgentes do mundo, entre eles a mudança da produção para alcançar maior circularidade.

Parceria para reciclagem

As iniciativas serão realizadas em parceria com a TerraCycle, empresa especializada em soluções de reciclagem, que vai recolher as embalagens e será responsável por todo o processo de reciclagem.

Os materiais reciclados deverão ser transformados em vasos de plantas, cones de trânsito, caixas para legumes e vegetais, entre outros utensílios.

Onde entregar as embalagens?

A ação é válida para todas as 60 lojas de shoppings da Natura e para 35 lojas da The Body Shop, localizadas em diversas cidades do país. Para saber qual a mais próxima de você, clique nesteu aqui.

Todas as lojas da Natura e The Body Shop estão seguindo as medidas recomendadas de saúde e segurança para preservar a saúde de colaboradores e clientes, como redução de horário de funcionamento, obrigatoriedade de uso de máscaras, distanciamento entre as pessoas, higienização frequente de superfícies e limite de ocupação no interior do estabelecimento.

O que a Natura já tem feito?

A Natura já realiza ações voltadas para a reciclagem, como a reutilização de 925 toneladas de plástico reciclado por ano na produção de embalagens dos produtos da marca. Na linha Ekos, por exemplo, todos frascos de plástico são 100% reciclados. Essa iniciativa evita que o equivalente a 31 milhões de garrafas PET de 1 litro vire lixo.

A empresa também oferece refis nas principais linhas do seu portfólio desde 1983 – economizando, por ano, o equivalente ao lixo produzido por 4,7 milhões de pessoas em um único dia.

Quais são as iniciativas de The Body Shop?

A The Body Shop também segue políticas que visam minimizar a quantidade de resíduos prejudiciais despejados no meio ambiente. Entre elas, estão o uso de ingredientes naturais apenas de origens sustentáveis e rastreáveis e o compromisso em utilizar plástico 100% reciclado em todas as suas embalagens até 2030.