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Australian Gold lança protetor solar que não agride corais

Além de retirar compostos químicos prejudiciais, marca testou método inédito no país para garantir segurança.

seguro para corais

A Australian Gold, do Grupo Boticário, lança em setembro uma nova linha de protetores solares corporais e faciais, cujo diferencial é ter uma fórmula que não agride os corais marinhos.

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Estima-se que, a cada ano, até 14 mil toneladas de filtro solar sejam levadas para os recifes de coral em todo o mundo. O impacto de alguns dos ingredientes na composição desses cosméticos está sob controvérsia científica porque podem gerar o branqueamento de corais – uma condição que os deixa vulneráveis e impede que obtenham os nutrientes necessários para sobreviver.

Entre os ingredientes apontados como maléficos estão o benzofenona (BP) e etilhexil metoxicinamato (EHMC). “A maioria das marcas já não usa esses dois compostos mais comuns e utilizam o atributo de “reef safe”. Porém sabe-se que há outros compostos que podem estar envolvidos no processo de branqueamento dos corais”, explica a Boticário, que, desde 2017, possui a licença para produção e distribuição da marca no país.

corais branqueamento

Testando novos métodos

Para receber o selo “reef safe” (Seguro para Corais), além de retirar os componentes oxibenzona e octinoxato, o Boticário realiza um teste feito por um laboratório de ecotoxicologia europeu com especialistas em ecossistemas marinhos.

Neste trabalho, o lab cultiva os corais e utiliza pequenos fragmentos, chamados pólipos, que acabam se reproduzindo (regenerando) de forma assexuada nos corais. Nestes fragmentos são aplicados os protetores solares e em diferentes concentrações simulando as condições ambientais, ou seja, que podem estar presente nos oceanos. Como resultado é calculado o potencial de branqueamento e consequentemente morte desses fragmentos. Se o protetor não causa o branqueamento, ele recebe o selo.

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seguro para corais

“Esta é a primeira vez que uma marca nacional lança uma linha com selo Seguro para Corais”, afirma Cristiane Irigon, diretora de marketing da Multi B, unidade de varejo multimarcas do Grupo Boticário.

Além de ecologicamente correto, os protetores faciais são oil free, criando uma barreira protetora contra os efeitos diários da poluição e contribuindo para o antienvelhecimento. Os lançamentos também não são testados em animais e possuem embalagens feitas em plástico vegetal.

Leia também: Protetores solares que afetam corais são proibidos em cidade dos EUA.

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