- Publicidade -

Com Chuveirinho do Cerrado, brasileiro vence concurso de fotos

Confira todos os vencedores do concurso de fotografia de natureza e as maravilhas do mundo natural

Cerrado brasileiro foto
“Pandora” Foto: Márcio Cabral.

Paepalanthus é um gênero de plantas conhecido popularmente como “chuveirinho”. Quando se abrem, suas hastes e flores brancas não passam despercebidas na paisagem. Grandes populações de chuveirinhos são encontradas dentro do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás – local onde o fotógrafo brasileiro Márcio Cabral captou uma bela imagem que acaba de vencer um concurso de fotografia de natureza.

- Publicidade -

O The Nature Photography Contest está em sua primeira edição. Aberto a fotógrafos profissionais e amadores de todo o mundo, o concurso nasce com 10 categorias: Paisagem Natural, Vida Selvagem, Macro Fotografia, Natureza Engraçada, Subaquático, Aves, Vida Vegetal, Mundo Noturno, Impacto Ambiental e Compartilhando o Planeta. Além destas, o principal prêmio é o de Fotógrafo do Ano, voltado para o grande destaque nas diferentes categorias.

O concurso, segundo os organizadores, foi criado “para nos lembrar do que temos e não podemos perder”. O grupo acredita que “a fotografia da natureza é uma excelente forma de sensibilizar para a importância de proteger o nosso planeta”. Tal afirmação é pertinente quando se vê a foto de Márcio Cabral registrada no Cerrado, atualmente um dos biomas mais ameaçados do país. Veja abaixo a fotografia que venceu a categoria Vida vegetal:

Cerrado brasileiro foto
“Pandora” Foto: Márcio Cabral.

Márcio Cabral usou a técnica de light paint para iluminar os chuveirinhos. “Esse panorama mostra a beleza da Chapada dos Veadeiros, parque nacional brasileiro que abriga uma rica biodiversidade e paisagens de tirar o fôlego. As flores brancas que se destacam em primeiro plano são uma espécie rara de Paepalanthus, gênero de planta endêmico da região, que foram iluminadas para criar um contraste com o céu escuro. No fundo, a Via Láctea curva-se sobre as colinas, revelando as cores e formas de estrelas e nebulosas”, descreve o fotógrafo brasileiro.

Em parceria com a organização One Tree Planted, cada um dos participantes do concurso serão “transformados” em uma árvore e o vencedor principal decide em qual país o plantio ocorrerá – no caso o fotógrafo Alain Schroeder que venceu por “suas imagens poderosas e envolventes”.

- Publicidade -

“As fotografias de Alain Schroeder destacam-se pelo seu compromisso com o meio ambiente, com captações como a que o levou a vencer a categoria ‘Compartilhando o Planeta'”, aponta a organização.

fotógrafo natureza
“Tartaruga das Maldivas”. Foto: Alain Schroeder

Além do fotógrafo do ano, também foi destacado o trabalho de Glenn Ostle, que venceu com a “Fotografia do Ano”. “A foto de Ostle captura o momento exato em que o leão-marinho parece posar para ele diante de um cardume de peixes que forma um cenário natural inimitável”, explica o júri.

fotografia natureza
Fotografia do Ano. foi concedido à imagem “Leão Marinho em Los Islotes”, do fotógrafo Glenn Ostle.

Confira abaixo abaixo todos as fotos vencedores de cada categoria e as maravilhas do mundo natural:

- Publicidade -

Paisagem natural

foto natureza
Vencedor: Marek Biegalski – “Flor Ardente”.

“Uma das minhas coisas favoritas ao explorar a Islândia é a incrível perspectiva do rio glacial visto do alto. Eles são chamados de sistemas de ‘rios trançados’, pois muitas vezes se assemelham a uma intrincada confusão de padrões, entrelaçados de uma forma quase inexplicável. Essas redes de canais fluviais fluem das geleiras em direção ao mar, transportando nutrientes vitais para o ecossistema ao longo do caminho, na forma de sedimentos. Quando o caudal dos rios diminui, os sedimentos depositam-se no leito do rio, deixando para trás pequenas ilhas temporárias de areia vulcânica escura que provocam a divisão dos canais dos rios. Suas cores notáveis ​​são muito originais e fascinantes”, descreve o fotógrafo Marek Biegalski.

Animais selvagens

foto animal
Vencedor: Soumya Ranjan Bhattacharyya – “Histórias na areia”

“O escorpião está amplamente distribuído em vários terrenos da Índia. Em Jaisalmer, ao anoitecer, os escorpiões emergem pelas dunas para se alimentarem durante a noite. Tirei esta imagem do escorpião nas dunas de areia em Jaisalmer. Os escorpiões, quando iluminados por uma luz ultravioleta, emitem uma luminescência azul brilhante de seu corpo”, descreve o fotógrafo Soumya Ranjan Bhattacharyya.

Fotografia Macro

foto macro natureza
Vencedor: Adrian Truchta – “O Sonhador – Philaeus chrysops”

“Orvalho da manhã, sol e linda fêmea de Philaeus chrysops andando em volta de seu ninho. Sessão fotográfica em ambiente natural. Luz natural”, descreve o fotógrafo Adrian Truchta. A Philaeus chrysops é uma espécie de aranha saltadora.

Natureza engraçada

foto coruja
Vencedor: Panisara Sripratoom – “Segunda-feira”

“Uma corujinha pintada (Athene brama) emergindo de um buraco dentro de uma árvore situada no campus universitário. Esta espécie de coruja é caracterizada por seu pequeno tamanho, comportamento alimentar principalmente noturno e ocorrência frequente em ambientes urbanos”, descreve o fotógrafo.

Embaixo da água

foto animais marinhos
Vencedor: Yi Lin Tseng – “Emaranhado”

“Larval Moray Eel quando se sente ameaçado”, descreve o fotógrafo. O Leptocephalus é uma larva plana e transparente da enguia.

Pássaros

islandia
Vencedor: Alessio Calviani – “Puffin na Islândia”

Os papagaios-do-mar são a ave símbolo da Islândia. A imagem foi captada enquanto a ave caminhava em um penhasco.

Mundo noturno

brasileiro fotografo
Vencedor: Marc Marco – “Los arcos y la cueva”

“Fotografia noturna panorâmica na qual pude capturar o arco da Via Láctea passando por trás do arco natural chamado Es Pontàs. Na fotografia também pude capturar uma pequena caverna em frente ao arco”, descreve o fotógrafo.

Impacto ambiental

lixo planeta
Vencedor: Muhammad Hossain – “Fadiga Sono”

“Muitas pessoas sem abrigo no Bangladesh perderam as suas casas e propriedades devido a inundações frequentes, à erosão dos rios e a outras calamidades naturais. Foram forçados a migrar para a cidade de Dhaka em busca de um futuro melhor. Essas pessoas não têm onde se abrigar nas grandes cidades. O dia deles começa em lixões e ruas em estradas ou barcos para lugar nenhum. As ruas cobertas de concreto e os morros de terra são um canteiro de flores para aqueles refugiados que praticamente não têm identidade. Eles trabalham como vendedores ambulantes, barqueiros, operários e fazendo outros bicos”, descreve o fotógrafo.

Compartilhando o Planeta

vida selvagem
Vencedor: Alain Schroeder – “Salvando Orangotangos 01”

“Sibolangit, Centro de Quarentena SOCP, Norte de Sumatra, Indonésia. Toda a equipe trabalha em conjunto para preparar Brenda, uma fêmea de orangotango com cerca de 3 meses de idade (ela ainda não tem dentes), para a cirurgia. Um sedativo é administrado, o braço é raspado, sua temperatura é medida, enquanto outros seguram sua cabeça ou sua mão por compaixão pelo bebê”, descreve o fotógrafo.

Como a imagem abaixo, finalista na categoria aves, muitas outras fotos, de excelente qualidade, não foram premiadas. As fotografias finalistas podem ser apreciadas no site da The Nature Photography Contest.

foto natureza passaro
“Levante a cabeça”. Foto: Yusheng Li