- Publicidade -
TransCerrado
Foto: Divulgação

Três cientistas brasileiros se uniram para uma expedição científica sobre duas rodas. Na última segunda-feira (10), eles deram largada ao trajeto do TransCerrado, que irá percorrer 420 quilômetros acompanhando os rios e nascentes nos arredores do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. O objetivo é justamente chamar a atenção sobre a importância do Parque e do bioma Cerrado como um todo.

- Publicidade -

A expedição está sendo realizada por Paulo Moutinho, pesquisador sênior do IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia); Valderli Piontekowski, pesquisador e coordenador de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica no instituto; e Márcio Bittencourt, coordenador do grupo de ciclistas Rebas do Cerrado e especialista em navegação.

Juntos, o trio irá coletar dados sobre os cursos d’água, extrair relatos daqueles que moram às margens dos rios e entrevistar gestores das unidades de conservação. Além de buscar entender o papel da água na economia e na cultura da região, a expedição científica também irá avaliar o potencial ecoturístico e de desenvolvimento sustentável do bioma, emoldurado por belezas naturais.

Parque Veadeiros TransCerrado
Foto: Divulgação

“Uma boa parte dos desafios de proteção e valorização do Cerrado é, muitas vezes, a melhor compreensão da importância deste belo bioma para a vida das pessoas, principalmente daquelas que vivem nas grandes cidades. O que esperamos com o TransCerrado é, através de uma aventura científica, encorajar as pessoas a conhecerem melhor o bioma e vivê-lo através do esporte ao ar livre”, afirma Moutinho.

Cerrado

A Chapada dos Veadeiros foi declarada Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco. Mesmo com sua inegável importância, o local vive em constante ameaça – já tendo perdido 87% de sua superfície de água nos últimos 38 anos.

- Publicidade -

O parque está inserido no Cerrado, segundo maior bioma brasileiro do país, que possui a biodiversidade mais rica do mundo, mas que já perdeu mais da metade de sua vegetação nativa. Apesar de ocupar 24% de todo o território nacional, apenas 1,7% do bioma está protegido por parques e áreas de conservação.

Recentemente, dados preliminares do INPE (Instituto de Pesquisas Espaciais) apontaram que os alertas de desmatamento na Amazônia estão em queda, enquanto no Cerrado os alertas aumentaram. O número de alertas subiu 83% no mês de maio e 35% no acumulado de janeiro a maio.

expedição de bike TransCerrado
Foto: Divulgação

Dados do IPAM, revelados no início do ano, apontam que o desmatamento na fronteira agrícola conhecida como Matopiba pode reduzir o abastecimento e a qualidade da água em ao menos 373 municípios. Outro dado preocupante é que a transformação de áreas de vegetação nativa para pastagem e agricultura já tornou o clima no Cerrado quase 1°C mais quente e 10% mais seco.

- Publicidade -

A saúde humana no Cerrado é diretamente ameaçada no Cerrado pelo uso intensivo de agrotóxicos. Segundo a Campanha em Defesa do Cerrado, atualmente, o bioma consome mais de 70% dos agrotóxicos usados no Brasil.

Expedição de bike

Intitulada TransCerrado, esta é a quarta edição da expedição, que teve sua primeira edição em 2019, quando mais de 700 quilômetros foram percorridos de bicicleta, de Goiás Velho até o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

TransCerrado
Foto: Divulgação

É possível acompanhar as histórias e experiências da expedição TransCerrado no Instagram e no site do projeto.