dinamarca copos reutilizáveis
Foto: Prefeitura de Aarhus

O uso de copos reutilizáveis fora de casa é uma prática que veio para ficar. Diversos eventos, em suas estratégias de sustentabilidade, realizam a venda de copos retornáveis – que devem ser usados ao longo de todo o espetáculo, assim como permitem o uso de copos térmicos, que mantêm o frescor da bebida por mais tempo. A medida contribui para a redução no uso de copos descartáveis, que têm baixa reciclabilidade. Agora, imagine o potencial ambiental se uma cidade inteira começar a trocar os descartáveis, de forma definitiva, pelos reutilizáveis. É o que está acontecendo em Aarhus, na Dinamarca.

Desde 17 de janeiro de 2024, a cidade de Aarhus implementou um sistema de copos reutilizáveis com o apoio de 53 estabelecimentos locais que aderiram à proposta. Cerca de 300 mil pedidos já foram feitos usando os copos, o que equivale, em termos de economia, a três mil lixeiras repletas de copos descartáveis.

dinamarca copos reutilizáveis
Foto: Prefeitura de Aarhus

O sistema envolve o pagamento de um depósito (de menos de um euro) que pode ser resgatado devolvendo o copo ou caneca reutilizável a uma das 27 máquinas de depósito de reutilizáveis ​​espalhadas pela cidade. Regularmente as máquinas são esvaziadas, transportando as embalagens para uma instalação industrial em Aarhus para a higienização dos produtos.

Uma avaliação parcial revela que o sistema tem funcionado. Além da economia geral, de duas toneladas de resíduos coletados das lixeiras da cidade durante um feriado prolongado, apenas quatro copos reutilizáveis ​​foram encontrados.

“Toda vez que escolhemos reciclar em vez de produzir novo, economizamos nos recursos da Terra e na quantidade de resíduos. Pode ser que você não compre café para viagem com muita frequência. Mas mesmo pequenas ações e escolhas ajudam a fazer a diferença. Cada xícara conta”, diz Nicolaj Bang, vereador de Tecnologia e Meio Ambiente.

copos reutilizáveis
É a primeira cidade do mundo a estabelecer um sistema de copos reutilizáveis. | Foto: Prefeitura de Aarhus

Alguns podem imaginar que a ideia funcione porque Aarhus é uma cidade pequena. De fato, não se trata de nenhuma grande metrópole comparável à capital paulista, por exemplo. Mas, com cerca de 300 mil habitantes, Aarhus possui o maior porto e é a segunda maior cidade da Dinamarca, ficando atrás somente de Copenhague, a capital do país. É louvável que uma cidade inteira se disponha a implementar um sistema que permita que embalagens de diversos fornecedores de alimentos e bebidas sejam devolvidas facilmente a uma infraestrutura compartilhada de pontos de coleta automatizados, espalhados pela cidade.

O problema do lixo plástico

Um estudo da organização Oceana, publicado em 2021, aponta que os dinamarqueses usam, por ano, 300 milhões de copos e 150 milhões de recipientes para alimentos feitos de plástico – e que o país tem dificuldades para proteger a vida marinha da poluição do plástico.

proibição de plástico descartável
Foto: Volodymyr Hryshchenko | Unsplash

“O extenso litoral da Dinamarca e o fato de que nenhum lugar do país está a mais de 50 km do mar fazem com que, apesar de seu eficiente sistema de gestão de resíduos, haja um alto risco de que o plástico e outros resíduos vindos de áreas rurais ou ambientes urbanos acabem no mar”, afirma a Oceana. A mesma pesquisa mostra que sistemas reutilizáveis podem ajudar a Dinamarca a sair de sua cultura de plástico descartável, o que tem sido o caminho seguido pela cidade de Aarhus.