- Publicidade -

Restaurantes de Paris adotam delivery com recipientes reutilizáveis

Menos geração de lixo, menos descartáveis. Iniciativa já conta com 60 restaurantes participantes.

Deliveroo

As empresas Deliveroo e barePack se uniram para reduzir a produção de lixo em serviços de entrega de comida em Paris. A parceria está oferecendo aos consumidores a opção de receberem seus pedidos em recipientes reutilizáveis.

- Publicidade -

Com a pandemia, programas de incentivo a utensílios retornáveis foram pausados. Ao mesmo tempo, em todo o mundo, a pandemia aumentou o uso da internet e de serviços de aplicativo para compra dos mais diversos produtos. Uma pesquisa da startup Mobills Labs constatou um aumento de 103% com aplicativos de comida, no Brasil, apenas no primeiro semestre de 2020. Recebendo mais pacotes em casa, muitas pessoas passaram a ter um olhar mais atento à própria geração de resíduos, sobretudo de plásticos descartáveis.

Assim surgiram mobilizações pressionando aplicativos como iFood e UberEats a adotarem entregas livres de plástico descartável. No caso da iniciativa francesa, os clientes da Deliveroo que desejam receber refeições em utensílios reutilizáveis ​​devem primeiro baixar o aplicativo barePack e se inscrever para uma assinatura mensal ou anual, que custam 2 euros e 19 euros, respectivamente. Desta forma, podem fazer o pedido nos restaurantes participantes sem custo adicional. O único limite é não acumular mais de 5 vasilhas simultaneamente. 

Mas como o cliente devolve o item? Um ponto interessante do programa é que o utensílio usado não precisa ser devolvido ao mesmo restaurante, mas sim para qualquer estabelecimento participante. Todos os recipientes são encaminhados para lavagem profissional e devolvidos ao sistema circular.

Para as empresas participantes é até financeiramente vantajoso. Além de não haver custo para adesão, o barePack estima que cada restaurante pode economizar 30 centavos por pedido ao substituir as embalagens descartáveis pelo sistema.

- Publicidade -

“A parceria com a Deliveroo é um grande passo para levar este modelo de impacto positivo a uma nova escala. A luta contra as mudanças climáticas é uma excelente oportunidade para reinventar novos usos e permitir entregas de refeições sem desperdício”, afirmou Nicolas Piffeteau, diretor de operações da barePack na França.

Paris, reconhecida mundialmente por sua gastronomia, já conta com 60 restaurantes participantes. Antes de lá, o programa foi testado em Singapura.

Apesar de alguns estabelecimentos no mundo já incluírem serviços de embalagens retornáveis, este é o primeiro programa amplo que agrega vários negócios em um só aplicativo que se tem notícia. A Deliveroo está presente em vários países europeus, na Ásia e Austrália e espera-se que possa ampliar tal iniciativa em suas operações. Por enquanto, a meta é estendê-la a outras regiões na França. 

- Publicidade -

Leia também:

Contra plástico descartável, campanha divulga vantagens dos reutilizáveis.

Utensílios reutilizáveis são seguros durante pandemia, afirmam cientistas.

72% dos brasileiros querem delivery sem plástico descartável.