- Publicidade -

Aterro transformado em usina solar ganha prêmio de inovação

Conheça a Pirâmide Solar de Curitiba e outros projetos premiados no Design for a Better World Award 2023

pirâmide solar
| Foto: José Fernando Ogura | SMCS.

O Parque Fotovoltaico da Caximba, mais conhecido como Pirâmide Solar de Curitiba, acaba de vencer um prêmio nacional de inovação em design. O prêmio Design for a Better World Award 2023, promovido pelo Centro Brasil Design, reconhece pessoas, negócios, startups e organizações que contribuem com iniciativas para transformar o mundo. 

- Publicidade -

Composta por 8,6 mil painéis fotovoltaicos, a usina solar é a primeira a ser instalada sobre um aterro sanitário desativado da América Latina e integra as iniciativas do Curitiba Mais Energia. A instalação de placas solares em prédios públicos, casas populares e terminais de ônibus também fazem parte do programa.

usina piramide solar
Pirâmide solar construída em antigo aterro em Curitiba, PR. Foto: José Fernando Ogura | SMCS.

Em 2021, a Prefeitura de Curitiba também foi premiada pelo Design for a Better World Award com a Fazenda Urbana de Curitiba

Outros projetos vencedores

A empresa Tigre também conquistou o prêmio Design for a Better World Award pela solução Unifam na categoria Design de Serviços, Produtos e Embalagens. Trata-se de um sistema de esgoto individual que dispensa a necessidade de rede, oferece fácil manutenção e tem capacidade de tratamento de até 800l/dia em uma única unidade ou atendendo múltiplas famílias.

tigre prêmio
Foto: Tigre | Divulgação

A brain4care foi outra contemplada com sua tecnologia capaz de monitorizar de modo não invasivo a pressão e complacência intracraniana. Realizada por meio de um sensor posicionado externamente na cabeça do paciente, o dispositivo capta as mínimas movimentações da caixa craniana e as transmite para a cloud, onde algoritmos consolidam as informações em gráficos e relatórios, transmitidos em minutos para a equipe médica, que pode visualizá-los em um dispositivo (um tablet ou um smartphone, por exemplo) conectado à internet. 

- Publicidade -

A solução é disruptiva porque a obtenção de dados sobre a pressão intracraniana só era possível por meio de procedimentos invasivos cujo padrão ouro consiste na inserção cirúrgica de um cateter na caixa craniana do paciente.

brain4care
Foto: Brain4care | Divulgação

Entre os aspectos do projeto da brain4care que chamaram a atenção dos jurados do Design for a Better World, além da relevância e bem estar para a saúde das pessoas, foi o fato da tecnologia utilizar materiais recicláveis, biocompatíveis e de ciclo de vida longo.

Confira todos os projetos vencedores no site.

- Publicidade -