presente a prova de futuro economia circular
Foto: Divulgação | Tocha Filmes

“Um Presente à Prova de Futuro”, documentário produzido pela Tocha Filmes, vai ser exibido na GloboNews, no dia 28 de fevereiro, próximo domingo, às 23h. Filmado no Brasil e na Holanda, o filme discute o atual modelo econômico linear (exploração, produção, consumo e descarte), que cada vez mais coloca em risco o futuro da vida em nosso planeta.

Como alternativa, o documentário investiga os princípios da chamada Economia Circular, idealizada na Holanda e que já é diretriz econômica e Lei na Europa. Para a Economia Circular, lixo é um “erro de design” – algo criado pelo homem e que não existe na natureza. Por isso, a Economia Circular acredita que é preciso Re-avaliar o processo produtivo, Re-ver valores e relações, e Re-desenhar produtos e serviços.

A ideia é diminuir, cada vez mais, a quantidade de resíduos que produzimos e transformar tudo isso num negócio lucrativo. Como diz um preceito da Economia Circular, “se for viável economicamente fica mais fácil mudar o mundo…”

Mais do que um filme-tese sobre o assunto, o documentário “Um Presente à Prova de Futuro” parte numa investigação criativa, bem-humorada e profunda sobre o destino do planeta, enquanto os níveis de consumo e descarte continuam aumentando ano a ano.

Narrado por Lenine, com um texto provocante e divertido, o filme acompanha uma família holandesa em seu cotidiano para entender como essas ideias inovadoras já fazem parte da vida das pessoas.

Visita fábricas, designers, empreendedores e observa como novos processos estão revolucionando os costumes em muitos lugares. No final, não basta apenas mudar uma cadeia produtiva ou modelo econômico, mas, indo além, permitir que cada indivíduo possa transformar sua maneira de pensar e ver o mundo.