agrofloresta worldpackers
Foto: Worldpackers
- Publicidade -

Já pensou em aprender na prática como funciona uma agrofloresta? De uma maneira resumida, podemos dizer que a agrofloresta é um sistema de uso e ocupação do solo em que árvores são plantadas e cultivadas em associação com produtos agrícolas, em uma mesma área e trabalhando em conjunto.

Os sistemas agroflorestais já são uma realidade em diversos lugares do Brasil e do mundo e quem quer ver de perto como eles funcionam, pode fazer isso de um jeito bem bacana: colocando literalmente a mão na massa, ou melhor, na terra. Pela plataforma Worldpackers, é possível trocar sua hospedagem sítios agroecológicos por trabalho voluntário.

A startup oferece uma série de vivências ecológicas, incluindo sítios que adotaram sistemas agroflorestais. Os viajantes podem oferecer trabalho voluntário ou outras habilidades e capacidades em troca de hospedagem e vivências em cada destino – uma troca positiva para quem viaja e para quem se hospeda.

- Publicidade -

O que é uma agrofloresta?

Um sistema agroflorestal tem muitos benefícios ambientais e também pode servir como fonte de subsistência e renda, para quem tem interesse em comercializar a produção. É possível colher vários alimentos ao longo do ano, de acordo com os períodos de plantio. Em pouco tempo já se pode consumir verduras e legumes da sua produção, depois começam a aparecer as frutas de árvores de menor parte e, por fim, uma variedade de frutas de árvores maiores.

Além de poder se alimentar dos alimentos produzidos na agrofloresta, o sistema ainda ajuda no reflorestamento de áreas degradadas, otimiza o uso da terra e contribui para o aumento da biodiversidade na região, promovendo um desenvolvimento mais sustentável nas áreas rurais de forma integrada.

Aprenda na prática

A melhor forma de entender como funciona uma agrofloresta é através de uma experiência prática, colocando a mão na terra em um sítio ou espaço que já desenvolve um projeto agroecológico. Muitos desses espaços recebem visitantes e voluntários para períodos mais longos.

Selecionamos três destinos da Worldpackers em que é possível trocar suas habilidades e seu tempo por estadia e outros benefícios, em sítio agroecológicos.

Estes anfitriões proporcionam essa experiência de turismo consciente e imersão na vida rural na Bahia. Antes de escolher seu destino, é preciso criar um perfil na plataforma – com o código promocional CICLOVIVO você ganha USD 10 de desconto em qualquer plano.

Sítio Véi Chico – Uruçuca (BA)

agrofloresta worldpackers
Foto: Worldpackers

Já pensou em ter uma vivência em agroecologia no sul da Bahia? O sítio Véi Chico, localizado em meio à mata atlântica na cidade de Uruçuca, tem como foco o turismo rural e as práticas de produção de alimentos agroecológicos.

O sítio abriu suas porteiras para receber voluntários que queiram resgatar sua conexão com o meio ambiente, através de práticas de produção sustentáveis. O objetivo dessa vivência é a socialização de conhecimentos em permacultura, agrofloresta, agroecologia e bioconstrução, na prática.

Os voluntários ajudarão com o plantio, cuidados com a horta, fabricação de tijolos ecológicos e auxílio nas atividades corriqueiras do sítio.

Para saber mais sobre as vagas, clique aqui.

A Nova Floresta – Porto Seguro (BA)

agrofloresta worldpackers
Foto: Worldpackers

A Nova Floresta é um sítio e centro de formação em Permacultura e Bioconstrução localizado em Porto Seguro. Tem como objetivo a troca e construção de conhecimentos sobre ecologia, soluções agroecológicas e desenvolvimento de um habitat sustentável e integrado ao meio ambiente.

A área onde está localizada a Nova Floresta passou por reflorestamento para regeneração do solo e captação da água. Atualmente, a equipe do sítio está trabalhando na diversificação dos alimentos e na melhora da integração de funções.

Os voluntários são considerados como membros da comunidade, e têm a oportunidade de aprender muitas técnicas agroecológicas e permaculturais, na prática e com suporte. As atividades são relacionadas à bioconstrução e produção de alimentos em um ambiente agroflorestal. Se você é mais do tipo observador, há também vagas para criação de conteúdos para a divulgação do sítio.

Para saber mais sobre as vagas, clique aqui.

Eco Ciclos – Lauro de Freitas (BA)

agrofloresta worldpackers
Foto: Worldpackers

Localizado a 20 minutos do aeroporto internacional de Salvador, a poucos minutos da praia e rodeado de natureza, está o sítio Eco Ciclos. O local conta com uma área de 10 hectares de agrofloresta, com mais de 80 variedades de árvores frutíferas e especiarias, além de um jardim etnobotânico com plantas sagradas de diversos locais do mundo.

O Eco Ciclos busca voluntários dispostos a ajudar nas tarefas de manutenção e implantação do sistema agroflorestal. As tarefas incluem plantar, cavar, colher, semear, capinar e outras atividades com a terra. Em troca, além da estadia, o voluntário recebe conhecimento das técnicas agroflorestais e a reconexão com a natureza.

Para saber mais sobre a vaga, clique aqui.

Turismo de impacto

Para conhecer estes e outros destinos, trocando hospedagem por trabalho voluntário, acesse o site da Worldpackers, crie o seu perfil gratuito. Existem planos disponíveis para diferentes destinos e experiências. Com o código promocional CICLOVIVO você ganha USD 10 de desconto em qualquer plano. O cupom garante acesso a experiências de voluntariado em mais de 140 países e a todos os benefícios oferecidos pela plataforma, como o Seguro Worldpackers.

worldpackers
Foto: Reprodução | Worldpackers

Com informações Rafaela Beatriz | Worldpackers

LEIA MAIS:

- Publicidade -