- Publicidade -

Projetos de despoluição do Rio Pinheiros podem ganhar até R$ 100 mil

Edital da SOS Mata Atlântica e Heineken estão com as inscrições abertas até o dia 31 de janeiro de 2024

Bar flutuante Heineken
Foto: Helena Yoshioka | Divulgação Heineken

A Fundação SOS Mata Atlântica e Heineken abriram na última sexta-feira, 8 de dezembro, um edital para a seleção de projetos demonstrativos que colaborem com a melhoria da bacia hidrográfica do rio Pinheiros e seu entorno, na cidade de São Paulo.

- Publicidade -

Um comitê composto por representantes da Heineken, da SOS Mata Atlântica, da SABESP e do Pacto Global selecionará entre cinco e dez iniciativas conectadas com o rio alinhadas a uma das duas modalidades: soluções baseadas na natureza, contemplando intervenções locais que contribuam para a melhoria da qualidade da água; e ações de mobilização, engajamento, educação ambiental, artes e conhecimentos, que ampliem a rede de cidadãos conscientes e engajados com a recuperação dos rios. Os selecionados serão apoiados com valores entre 50 mil e 100 mil reais.

As inscrições poderão ser realizadas até 31 de janeiro de 2024. O edital com todas as informações está disponível no site da SOS Mata Atlântica.

Rio Pinheiros
Foto: Divulgação | Governo do Estado de São Paulo

Serão priorizados projetos que impactem em dois dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: ODS 06 – Água Potável e Saneamento e ODS 14 – Vida na Água. As propostas podem ter como proponentes Organizações da Sociedade Civil com atuação nas áreas ambiental, educativa ou social e micro e pequenas empresas sem vínculos governamentais.

O rio Pinheiros, que faz parte da bacia do Alto Tietê, vem passando nos últimos anos por um significativo processo de despoluição. O sucesso do Heineken Floating Bar, iniciativa temporária também realizada em parceria com a SOS Mata Atlântica, é um exemplo do potencial da área e do interesse do público na revitalização do rio.

- Publicidade -

Localizado na região do Parque Bruno Covas, o bar flutuante faz parte da plataforma Green Your City da Heineken, que, lançada em 2021, inclui uma série de iniciativas com o viés de cultura e sustentabilidade. O objetivo do bar foi convidar o público a repensar as formas de ocupação dos espaços urbanos que podem transformar a relação da sociedade com a cidade. O lucro gerado com a iniciativa foi revertido para o edital.

bar flutuante heineken
Foto: Helena Yoshioka | Divulgação