- Publicidade -

Agricultores urbanos podem receber mentorias em São Paulo

Engenheiros agrônomos da Coordenadoria de Agricultura farão visitas técnicas e acompanhamentos gratuitos

hortas urbanas sítio sampa
Foto: Reprodução | Vimeo

Muitos não imaginam, mas um terço da área total da capital paulista é território rural. Parte das famílias que vivem nestas regiões atuam como agricultores e, para “modernizar e ampliar” a atividade, a Prefeitura de São Paulo está disponibilizando visitas técnicas e acompanhamentos gratuitos para os trabalhadores.

- Publicidade -

A iniciativa, realizada por meio da Coordenadoria de Agricultura da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, vai levar atendimento para agricultores urbanos e periurbanos de toda a cidade de São Paulo.

Quem tiver interesse, poderá receber engenheiros agrônomos das CAEs (Casas de Agricultura Ecológica), que terão a missão de orientar os agricultores sobre pragas, proteção dos plantios, entre outros assuntos.

O projeto também promove a possibilidade dos locais de agricultura receberem beneficiários do POT (Programa Operação Trabalho – Agricultura), que atuarão em parceria com a equipe de agrônomos das CAEs e farão atividades práticas correlatas ao tema.

sampa+rural
Horta Comunitária da Vila Nancy, em Guaianases, recebeu o selo da Sampa+Rural. | Foto: Marcela de Ré | Projeto Ligue os Pontos

Para manifestar interesse em receber o atendimento em sua propriedade, o agricultor deve escrever um e-mail na plataforma Sampa+Rural. O interessado deve apresentar informações do local, como extensão, produtos que cultiva, além do perfil de cadastro na plataforma Sampa+Rural, este último item sendo obrigatório.

- Publicidade -

Em prol da agricultura urbana

A Coordenadoria de Agricultura é responsável por implementar ações para desenvolvimento rural sustentável e o fortalecimento da agricultura urbana e periurbana. O foco do trabalho da Coordenadoria é promover a inclusão produtiva, segurança alimentar e nutricional, emprego e renda, através do fortalecimento das cadeias produtivas sustentáveis, promoção da conservação do solo, água e vegetação nativa, fomento a transição para sistemas orgânicos e agroecológicos de cultivo, e desenvolvimento das iniciativas comunitárias e educacionais de agricultura na cidade.

viveiro escola horta cdhu
A horta urbana é parte do Projeto Viveiro Escola da CDHU. Foto: Mulheres do GAU

São mais de 1000 locais de agricultura identificados na Plataforma Sampa+Rural, entre Unidades de Produção Agropecuária que produzem hortaliças, frutas e legumes nas zonas rurais e urbanas, na sua maioria de características familiares, além de hortas comunitárias e institucionais.

Chamamento público – atendimento e mentorias para agricultores

- Publicidade -