- Publicidade -

Trama Afetiva une moda, design, meio ambiente e circularidade

Imersão Cultural em Moda Regenerativa tem oficinas de moda e design circular e encontro com especialistas em sustentabilidade

crochê moda sustentável
Foto: Patricia Araujo

Entre os dias 28 e 31 de outubro a moda regenerativa vai ser destaque em programação especial. A Trama Afetiva – Imersão Cultural em Moda Regenerativa, iniciativa da plataforma de design social e regenerativo idealizada por Jackson Araujo e Luca Predabon, une oficinas criativas de desenvolvimento de projetos de design circular.

- Publicidade -

As atividades terão conteúdo programático voltado para a aprendizagem coletiva sobre design, moda e práticas em reinvenção têxtil. Trata-se de um processo que transforma resíduos urbanos descartados em novos produtos de maior valor, uso ou qualidade.

A programação aberta ao público inclui a aula magna e painéis de discussões. As oficinas serão fechadas para estudantes e interessados nos processos colaborativos de criação que foram selecionados entre pessoas inscritas no formulário divulgado para todo o estado de São Paulo.

- Publicidade -
moda sustentável
Foto: Patrícia Araujo

Os encontros contemplam uma agenda plural para disseminar conhecimentos sobre o design social e regenerativo, pautados sobre as experiências criativas da Trama Afetiva entre os anos de 2020 e 2025 – pandemia e pós-pandemia – realizadas a partir do uso de náilon de guarda-chuvas, recuperados do descarte de resíduos sólidos por cooperativas de catadores e catadoras na cidade de São Paulo.

Na programação, estão aula magna, painéis de discussão com a participação de nomes de destaque das cenas da moda, do design e da sustentabilidade, como Alexandre Heberte, artista têxtil e tecelão, Thais Losso, Jorge Feitosa, Maria Gabrielly Dantas e Sioduhi, designers de moda com expertise em processos de criação circular e colaborativa, Nina Coimbra, designer de objetos e curadora, a engenheira ambiental Aline Matulja, Laura Cruz, ativista de reciclagem e a mestra em sustentabilidade Monica Picavea, entre outros.

- Publicidade -
trama afetiva moda sustentável
Time da Trama Afetiva. Foto: Patricia Araujo

Neste formato, a plataforma reafirma sua atuação como uma plataforma que alia arte, regeneração e impacto social, conectando mais de 105 colaboradores entre catadores, costureiras e designers, beneficiando financeiramente cerca de 300 pessoas em São Paulo.

A Trama Afetiva – Imersão Cultural em Moda Regenerativa conta com patrocínio da Hering e da Fundação Hermann Hering, por meio do ProAC ICMS, reforçando o compromisso de fomentar a inovação social e práticas circulares na moda brasileira.

Trama Afetiva – Imersão Cultural em Moda Regenerativa

  • 28 a 31 de outubro de 2025
  • Espaço Cultural PUBLICA – Av. São Luís, nº 187, Galeria Metrópole, lojas 14, 15 e 16, subsolo, República – São Paulo/SP
moda sustentável
Fotos: Patrícia Araujo

Programação

Dia 28 de outubro, das 10h30 às 12h

BOAS-VINDAS

- Publicidade -
  • Fala oficial da Trama: Moda como Micropolítica – Jackson Araujo
  • Fala Patrocinador: Marina Ricciardi, gestora de sustentabilidade e comunicação da Cia. Hering

AULA MAGNA – Regeneração: o chamado da Terra, por Aline Matulja

Mediação: Jackson Araujo

MESA 1 – DESIGN QUE CONTA HISTÓRIAS

- Publicidade -

Painelistas:

  • Thais Losso
  • Jorge Feitosa
  • Alexandre Heberte
  • Nina Coimbra

Mediação:

  • Ana Paula de Assis
moda botões
Foto: Patricia Araujo

Dia 29 de outubro, das 10h30 às 12h

MESA 2 – MULHERES QUE CUIDAM DAS CIDADES

- Publicidade -

Painelistas

  • Laura Cruz
  • Anne Catadora
  • Morena Flowers

Mediação

  • Monica Picavea
moda tear
Foto: Patricia Araujo

Dia 30 de outubro, das 10h30 às 12h

MESA 3 – BRASIL REGENERATIVO

- Publicidade -

Painelistas:

  • Maria Gabrielly Dantas
  • Sioduhi
  • Erico Gondim

Mediação:

  • Winnie Bastian

Dia 31 de outubro, das 10h30 às 12h

Mesa 4 – “SOMOS COMEÇO, MEIO E COMEÇO”

- Publicidade -
  • Apresentação do livro “A Coleta”, com o autor Pedro Vó e seus três personagens catadores (Bispo, Litz Govk e Maura)
  • Apresentação do episódio “Vivências Circulares”, com fala do produtor da série Sylvio Rocha

Mediação

  • Rogério Zé
moda tecido
Foto: Patricia Araujo

Mais informações: Instagram @trama_afetiva

- Publicidade -