- Publicidade -

Raoni convoca grande encontro no Parque Indígena do Xingu

“O Chamado do Cacique Raoni – Grande encontro das lideranças guardiãs da Mãe Terra” vai acontecer na Aldeia Piaraçu

Raoni
Foto: Nicolas Tucat | AFP

O Cacique Raoni Metuktire, representante mundialmente conhecido pela luta por direitos e defesa do meio ambiente, está convocando lideranças para articular o fortalecimento da incidência política do movimento indígena. “O Chamado do Cacique Raoni – Grande encontro das lideranças guardiãs da Mãe Terra” acontecerá de 24 a 28 de julho na Aldeia Piaraçu, território Kayapó em São José do Xingu, Mato Grosso.

- Publicidade -
chamado cacique raoni
Imagem: Divulgação

O encontro vai discutir o marco temporal e a defesa da floresta e, ao final do evento, será entregue uma carta assinada pelas principais lideranças indígenas do Brasil com as demandas e próximos passos. Dividido em dois momentos, o evento terá um apenas para lideranças indígenas e outro com participação de convidados não-indígenas.

Na lista de confirmados estão as ministras Sonia Guajajara (Povos Indígenas) e Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima), e a presidente da Funai, Joenia Wapichana.

retomada política ambiental
Sonia Guajajara, Ministra dos Povos Indígenas, e Joenia Wapichana, presidente da Funai. | Foto: Apib

No vídeo enviado aos convidados, Raoni mostra sua preocupação: “Se nós não cuidarmos da nossa terra e de nossas florestas, se deixarmos desmatar tudo, todos vão sofrer com as mudanças climáticas, com o intenso calor e com a poluição do ar. Faz tempo que eu tenho alertado o mundo, mas é preciso continuar alertando vocês. E é por isso que eu chamo todos vocês, lideranças e autoridades, para juntos firmarmos um compromisso em defesa da Terra”.

O evento também será uma oportunidade de reunir os mais velhos, de jovens e mulheres no território indígena, além de ouvir a sabedoria de lideranças com diversas experiências.

- Publicidade -
terra indígena
Foto: Reprodução | Instituto Raoni

Na página do Instituto Raoni é possível encontrar mais informações, além da programação prevista para cada dia do evento. Os organizadores reforçam que “as atividades dos dias 24 a 26 serão realizadas pelos e para os povos indígenas”, sendo limitada a participação de pessoas externas.

O evento pode ser acompanhado pelas redes sociais: Facebook, LikedIn, YouTube e Instagram.

- Publicidade -