- Publicidade -

Praia de Florianópolis recebe mutirão de limpeza e conscientização

Limpeza da Praia de Matadeiro vai destinar resíduos para compostagem e reciclagem, com ações e brindes para os voluntários

Praia do Matadeiro
Localizada no Sul de Florianópolis, Matadeiro é um dos pontos turísticos da ilha. Foto: Natasha Olsen

Só no Brasil cerca de 3,44 milhões de toneladas de sacolas plásticas, garrafas PET, canudos, embalagens de xampu e isopor são despejados nos oceanos todos os anos, segundo um estudo do projeto Blue Keepers realizado pelo Pacto Global da ONU no país.Quando analisamos o cenário global, a cada minuto, os mares recebem o equivalente a um caminhão de lixo de plástico, segundo dados do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP).

- Publicidade -

O volume acumulado, atualmente, é estimado entre 86 milhões e 150 milhões de toneladas de plástico.

 Além do trabalho junto a empresas produtores de itens plásticos e de governos por uma legislação efetiva de gestão de resíduos e combate à poluição, a participação individual da população faz parte da solução deste enorme desafio. Para promover o descarte correto e a consciência ambiental em relação aos resíduos plásticos, a ONG Sea Shepherd Brasil vai promover, neste sábado (27 de janeiro), um mutirão de limpeza na Praia do Matadeiro, em Florianópolis (SC), a partir das 9h da manhã.

limpeza de praia
Foto: Sea Shepherd

Em parceria com as empresas Earth Renewable Technologies (ERT), que desenvolve bioplástico 100% compostável, e Onda Eco, especializada em produtos de limpeza ecológicos, a ONG espera coletar, com a ajuda de voluntários, todo o lixo presente  em um dos principais pontos turísticos da Ilha de Santa Catarina. Os resíduos orgânicos serão encaminhados para a compostagem e restante será encaminhado para cooperativas de reciclagem da região.

Como parte do evento, os voluntários que participarem da ação receberão sacos compostáveis da Onda Eco, confeccionados com matéria-prima da ERT. O bioplástico desenvolvido pela ERT, na fábrica de Curitiba, é feito a partir da fermentação de cana-de-açúcar e vira adubo em até 180 dias.

- Publicidade -

Além da limpeza da praia, a ação inclui uma roda de conversa sobre a destinação de lixo e o tratamento de resíduos orgânicos. A atividade será conduzida por especialistas da Sea Shepherd, da Onda Eco e da ERT.

“O objetivo é promover o diálogo entre os participantes, compartilhando informações sobre práticas sustentáveis e incentivando a adoção de hábitos mais responsáveis em relação ao descarte do lixo”, diz Gabriela Gugelmin, diretora de Estratégia e Sustentabilidade da ERT.

Mutirão de limpeza e conscientização em Matadeiro

  • 27 de janeiro de 2024, a partir das 9h
  • Praia do Matadeiro, Florianópolis (SC)
conscientização lixo praias
Ações de conscientização estão acontecendo na região desde o ano passado. Foto: Natasha Olsen

- Publicidade -