- Publicidade -

Picnic solidário uniu celebração e impacto socioambiental positivo

Segurança alimentar, inclusão e gestão de resíduos foram destaques na comemoração aos 70 anos da PepsiCo no Brasil

picnic pepsico
Foto: Divulgação | PepsiCo

Para celebrar os 70 anos de atuação no Brasil, a PepsiCo, uma das maiores empresas de alimentos e bebidas do mundo, trouxe uma proposta diferente e organizou um picnic no Parque Villa Lobos, em São Paulo, reunindo cerca de 2,5 mil pessoas. Para o evento, a empresa buscou soluções de impacto socioambiental positivo em toda a cadeia de valor.

- Publicidade -

Três instituições parceiras da companhia foram envolvidas no processo: a Coopercaps, com coleta e destinação de cerca de 367 kg de resíduos; a Feira Preta, com indicação de fornecedores, e a Gastromotiva, que atua no combate à fome, participou de diversas formas.

gastromotiva
Foto: Facebook | Gastromotiva

A renda arrecadada com a venda de ingressos e com doações de valores do público presente foi direcionada para a Gastromotiva, instituição criada por David Hertz, e que oferece formações profissionais para que seus alunos se tornem empreendedores, auxiliares e chefs de cozinha, replicadores da sua metodologia.

As cozinheiras solidárias foram as responsáveis por preparar algumas receitas do picnic, somando mais de 7,5 mil itens como brownies de TODDY®, cookies de Aveia QUAKER®, bolo de maçã, além de hommus, dip de tomate e maionese de alho para mergulhar os snacks.

Ao longo do evento, o público foi incentivado a fazer doações como pessoa física à Gastromotiva, que também oferece refeições gratuitas a pessoas em situação de vulnerabilidade alimentar. A PepsiCo é parceira do Gastromotiva deste 2021. Juntos já distribuíram mais de 330 mil refeições, impactando positivamente mais de 70 mil pessoas no País.

- Publicidade -
gastromotiva
Foto: Reprodução | Gastromotiva

Compensação de carbono e gestão de resíduos

A Coopercaps ficou responsável pela coleta e destinação dos resíduos gerados, coletando cerca de 367 quilos de resíduos durante o evento. O Pic70 recebeu o selo Evento Neutro, concedido pela Carbon Fair, por assumir o compromisso de reduzir e compensar as emissões de carbono, apoiando projetos ambientais certificados – o evento emitiu cerca de 16.380kg de CO2, sendo diretamente compensados por meio de créditos de carbono.

Planet Love Pepsico
As cooperativas são fundamentais para aumentar as taxas de reciclagem no Brasil | Foto: PepsiCo

Além disso, também recebeu o selo Sou Resíduo Zero, pois todos os resíduos gerados foram destinados corretamente, apoiando a cooperativa de catadores Coopercaps. Ambos os selos foram concedidos pela Eccaplan Soluções em Sustentabilidade.

Música, equidade e inclusão

A Feira Preta disponibilizou indicações de fornecedores de sua rede. As camisetas do evento foram produzidas por empreendedora do ecossistema criado por Adriana Barbosa e as fotos de divulgação do picnic, pré-evento, foram feitas pelo fotógrafo angolano Venâncio Evensen, também indicado por Barbosa.

- Publicidade -

O evento, com curadoria diversa, teve apresentação do Samba de Dandara, Mariana Aydar, DJ Zé Pedro e show de Lulu Santos, para delírio dos presentes.

galera do click
Foto: Facebook | Galera do Click

A cobertura fotográfica do evento ficou a cargo do time da Galera do Click, escola de Fotografia para jovens com Síndrome de Down. Todo o público diverso foi recebido por um time de promotores também diversos, com curadoria da Diversicast. Além disso, mulheres egressas do sistema prisional trabalharam na organização dos picnics enviados a influenciadores.

“É emocionante colocar todo um ecossistema a serviço das mudanças que precisamos fazer acontecer no mundo. Desta forma, a PepsiCo vai seguir levando sorrisos às comemorações do Brasil pelas próximas décadas. Que a gente tenha cada vez mais para comemorar”, afirma Ricardo Maldonado, Presidente de Bebidas da PepsiCo para América Latina Cone Sul.