Pedal das Capivaras cobra a despoluição do Rio Pinheiros

As inscrições gratuitas terminam na sexta-feira (13).

Pedal das Capivaras
Pedal das Capivaras em 2012 | Foto: Rodrigo Acedo / Fotoarena

Com o objetivo de chamar a atenção para a despoluição do Rio Pinheiros, no próximo dia 14, a Shimano, principal marca mundial de componentes de bicicleta, promoverá a oitava edição do Pedal das Capivaras. A ação, que tem a parceria da Eureka Coworking, Legado das Águas, EF Education First, Util Bicicletas, Internutri, Cheguei de Bike e Blue Cycle, busca engajar a sociedade, a iniciativa privada, os órgãos públicos, ONGs e a imprensa para a revitalização de um dos principais rios que cruzam a capital paulista.

“A Shimano abraçou esta causa desde 2011. Nosso principal motivador foi a Ciclovia do Rio Pinheiros. Neste período, observamos também o início de uma mudança na cidade de São Paulo, que deixou de ser orientada exclusivamente para automóvel e voltou a ser pensada para as pessoas, com mais espaços comuns e áreas de atividades ao ar livre. Vemos cada vez mais pessoas trocando o carro por outros modais, como a bicicleta. Nesse mesmo contexto de uma cidade mais sustentável, precisamos olhar para os nossos rios”, enfatiza João Magalhães, coordenador de marketing da Shimano Latin America, que completa.

“Durante décadas, o Rio Pinheiros ficou marginalizado, esquecido entre vias de asfalto e a linha férrea, longe das pessoas. A ciclovia construída às margens do rio trouxe novamente o cidadão, mais precisamente os ciclistas, ao convívio com o Pinheiros. E por que não termos de volta o rio limpo e despoluído, para a nossa cidade e para um futuro melhor”?

Pedal das Capivaras 2019

O evento terá duas ações. A primeira acontecerá às 9h no Eureka Rooftop (localizado na Avenida Paulista, 2439), onde diversos empresários, associações, profissionais especialistas em mobilidade e formadores de opinião estarão reunidos para debater temas que envolvem a despoluição do Rio Pinheiros e contribuem para a melhoria da vida na cidade. Já estão confirmados representantes do Legado das Águas, da EF Brasil, Util Bicicletas, Vereador Police Neto, além de representantes da própria Eureka Coworking. A recepção do público terá início às 8h30 com café da manhã.

“A Eureka acredita que o debate em torno do tema é necessário e faz parte da missão da nossa empresa incentivar e participar de ações que mobilizem pessoas em prol das melhorias que sonhamos para a nossa cidade e nosso país”, comenta Daniel Moral, cofundador da Eureka Coworking.

Após o debate, terá início a concentração para o Pedal das Capivaras (das 11h às 12h) pela ciclovia da Avenida Paulista. Diferente dos anos anteriores, quando o passeio aconteceu na ciclovia do Rio Pinheiros, a organização trouxe o percurso para a principal via da cidade. “Nosso objetivo é chamar atenção da população e conscientizar cada vez mais pessoas. E nada melhor que a avenida mais paulista de São Paulo”, comenta Magalhães.

A saída do passeio será na Praça do Ciclista, localizada na Avenida Paulista em frente ao Eureka Rooftop, com todo o percurso realizado pela ciclovia, até as proximidades do metrô Ana Rosa, na Rua Vergueiro, uma distância total de aproximadamente 8 km.

A iniciativa tem ainda como finalidade criar um grupo com o interesse genuíno em divulgar e atuar pela causa da despoluição do Rio Pinheiros. “Todos estão convidados para serem porta-vozes desse desafio, contribuindo a dar nova vida a este rio que abriga muitas capivaras e por onde passam centenas de ciclistas diariamente” conclui o coordenador.