Foi inaugurada na última quarta-feira (3) uma horta urbana comunitária localizada na cidade de Limeira, interior de São Paulo, em uma área pública da cidade. O projeto, idealizado pela Associação de Moradores locais, foi criado para dar um destino melhor para o terreno abandonado que servia como ponto de descarte de lixo.

A horta faz parte do programa de parcerias entre a Prefeitura de Limeira e a comunidade, a Prefeitura fornece material e a comunidade participa com a mão de obra. “A iniciativa da horta é excepcional e, mais uma vez, por envolver a comunidade, terá a finalidade de desenvolver no cidadão o sentimento de pertencimento”, afirma o prefeito da cidade Mario Botion.

O prefeito citou durante a inauguração que o sistema de parceria entre Prefeitura e comunidade dignifica as pessoas. “A população se sente bem em ser responsável por algo que dará resultado para a sua região”, observou. “Com a iniciativa da horta, o apelo ainda é maior pelo fato de ocorrer envolvimento de crianças”, diz.

horta comunitária em limeira
Foto: Adilson Silveira / Prefeitura de Limeira

A iniciativa da implantação da horta comunitária acabou solucionando um antigo problema na região. A área utilizada estava abandonada e muitas vezes servia como depósito de lixo. Revitalizado, o espaço teve o terreno planado e recebeu um alambrado, além de outros serviços. Culturas de verduras foram plantadas no local.

Apoio da Comunidade

A comunidade elogiou a iniciativa. “Ficou muito bom, o terreno aqui estava abandonado”, diz a auxiliar administrativa Gleide Lucia de Souza, moradora do bairro. “O mais importante é que o projeto terá a participação de crianças, que vão aprender desde cedo a praticar gestos positivos”, complementa. “A iniciativa é ótima. Um projeto muito bom”, declarou Severina Rosa da Conceição, dona de casa que mora no bairro Nova Conquista e que esteve presente na entrega da horta.

Crianças de duas escolas da região participaram da inauguração da horta. Elas fizeram plantios simbólicos e tiveram contato com o espaço. Moradores da região também compareceram.

Foto: Adilson Silveira / Prefeitura de Limeira

Além do apoio da associação e de moradores, a horta foi implantada com o trabalho de 20 pessoas que são atendidas pelo projeto “Anjos da Noite”, voltado para moradores de rua.

Informações da Prefeitura de Limeira