Entre os dias 7 e 15 de dezembro, 8 restaurantes de São Paulo participam do Festival pelos Povos da Floresta, com receitas que usam ingredientes de povos indígenas, de comunidades extrativistas e quilombolas do Vale do Ribeira (SP), Xingu (MT e PA) e Rio Negro (AM e RR).

Iniciativa do Instituto Socioambiental e da rede Origens do Brasil, o festival tem o objetivo valorizar a cadeia de produção dos povos indígenas e quilombolas.

Entre os restaurantes participantes estão o Balaio, Dalva e Dito, Tordesilhas, Jojo Lab, Rainha (no Mercado Municipal de Pinheiros), a padaria e delicatessen Delí Garage e a confeiteira Marilia Zybersztajn.

Conheça os ingredientes

No sábado, dia 14 de dezembro, o Mercado de Pinheiros vai apresentar todos os produtos usados durante o festival, entre eles o chocolate ianomâmi, produzido com cacau nativo. No próprio mercado, é possível saborear o prato feito do Rainha por R$ 40. O prato traz filé de tilápia com crosta de pó de cogumelo ianomâmi, banana grelhada, arroz branco e farinha de mandioca orgânica do quilombo Porto Velho, no Vale do Ribeira, puxada com óleo de pequi do povo kisêdje, do Xingu.

Para conferir os endereços dos restaurantes participantes com os cardápios, cliquei aqui.