antas albinas
Foto: Divulgação | Legado das Águas
- Publicidade -

O maior mamífero terrestre das Américas, a anta (Tapirus terrestris), ganhará uma homenagem especial no projeto Expedição Mirim do Legado das Águas: além das atividades lúdicas e ecoturismo, a programação do dia 23 de abril vai apresentar às crianças esses animais icônicos da fauna brasileira.

O Legado das Águas é a maior reserva privada de Mata Atlântica do país, localizada em Miracatu, interior de São Paulo, e abriga as duas únicas antas albinas monitoradas no mundo: dois machos batizados de  Canjica e Gasparzinho. A apresentação da pesquisa às crianças faz parte das comemorações do Dia Nacional da Anta, comemorado em 27 de abril.

Desde 2016, em parceria com o Instituto Manacá, o Legado das Águas desenvolve pesquisa científica com as antas. A espécie está ameaçada de extinção e é um dos símbolos da fauna brasileira e da Mata Atlântica. Dentre os frutos dessa parceria, está a descoberta das antas albinas que as poderão conhecer por meio de vídeos, fotos e outros materiais.

- Publicidade -
antas albinas
Foto: Divulgação | Legado das Águas

A programação inclui uma leve caminhada na Trilha do Cambuci, onde é possível ver os rastros das antas que passam de noite em busca do cambuci, fruta que elas adoram e que é abundante nesta época do ano. Vale dizer que foi nessa trilha que uma câmera escondida, do fotógrafo Luciano Candisani, captou a primeira imagem do Gasparzinho.

“O conjunto de fatores, associado à segurança e à infraestrutura completa do Legado das Águas, promovem uma experiência inesquecível para as crianças e para toda a família”, garante Elaine Moura, analista de Educação Ambiental do Legado das Águas.

antas albinas
Foto: Divulgação | Legado das Águas

Programação – Expedição Mirim

O Expedição Mirim visa promover a educação ambiental com as crianças, unindo natureza e atividades lúdicas em comemoração às datas ambientais, demonstrando que a melhor maneira de aprender é brincando.

“Na escola, estudamos sobre os elefantes, leões, girafas e outros animais que estão a milhares de quilômetros de distância, sendo que a maioria dos brasileiros jamais poderá conhecer se quer o ambiente onde eles vivem. Por outro lado, os que estão a poucas horas de distância de nós e que são tão magníficos quanto de outros países, quase ninguém conhece. Com o Expedição Mirim, queremos ser uma alternativa para que as crianças conhecem animais fantásticos, com a anta, a onça-pintada, os macacos muriquis-do-sul e outras espécies da fauna da Mata Atlântica brasileira”, acrescenta Elaine Moura.

Curiosidades sobre a anta

antas albinas
Foto: Divulgação | Legado das Águas

Ao contrário da crença popular, a anta é um animal extremamente inteligente. Dentre as características que mais chamam a atenção, está a alta quantidade de neurônios e memória aguçada, desfazendo o mito pejorativo. Além disso, o animal é considerado o “jardineiro” da floresta. Frutas nativas estão entre os principais alimentos da sua dieta, por isso, ao fazer a digestão, as fezes garantem que as sementes deem origem a novas árvores, garantindo assim o reflorestamento ou manutenção da floresta.

A anta mede de 1,70 a 2 metros e pode pesar até 300 quilos, por isso é o maior mamífero terrestre neotropical.

No sábado, dia 23 de abril, as crianças poderão participar de uma série de atividades e brincadeiras envolvendo a espécie. Crianças de todas as idades podem participar.

A programação completa e os ingressos para a edição podem ser adquiridos pelo endereço eletrônico clicando aqui.

antas albinas
Foto: Divulgação | Legado das Águas

LEIA MAIS:

- Publicidade -