Encontro Lixo Zero
Foto: iStock
- Publicidade -

Nos dias 10 e 11 de junho, São Paulo recebe mais uma edição do Encontro Lixo Zero. O evento gratuito reúne palestras e debates importantes sobre os impactos dos resíduos sólidos nas mudanças climáticas, além de oficinas, exposições e um mercado circular.  

O tema escolhido para 2022 é: 3, 2, 1, 0, Emergência!. O evento receberá cooperativas, empreendedores, ativistas e o poder público para discutir sobre economia circular, compostagem, upcycling (reutilização criativa), desperdício de alimentos, design sustentável e design de eventos regenerativos.

compostagem
Foto: iStock

Um dos debates mais esperados será promovido no dia 10 de junho, pela Gerdau e a Artemisia. Elas irão apresentar a “Tese de Impacto Socioambiental em Reciclagem”, com os principais desafios enfrentados no tema de resíduos e as oportunidades para empreender com impacto positivo no setor.

- Publicidade -

Entre os destaques do material, um contexto global sobre a reciclagem, os impactos da pandemia na produção de lixo na reciclagem, os caminhos para economia circular e quais oportunidades de negócios com impacto socioambiental.

Ainda, no dia 10 de junho, o painel “As grandes marcas e suas ações de sustentabilidade”, irá trazer para o debate a questão dos resíduos plásticos gerados pelas grandes empresas e será conduzido por Nayara Baccan Pereira (Ambev), Patricia Mistura (Heineken) e Ricardo Glass (Okena).

Outros painéis que serão realizados durante os dois dias de encontro: geração de resíduos e crédito de carbono, a sustentabilidade na embalagem plástica, mitos e realidades sobre o carro elétrico, moda sustentável e ações com consumidor para o não desperdício serão realizados de acordo com a programação.

No sábado, dia 11 de junho, o painel “Transformação da indústria da moda e consciência de consumo” terá a presença de Thayne Garcia (Colabora), que irá discorrer sobre a moda sustentável, Mariana Gatti (FarFarm), com a importância do sistema regenerativo para o setor e Isabella Loglio (Fashion Revolution), que irá propor uma discussão sobre como são tratados os resíduos na moda e a importância da transparência e rastreabilidade para circularidade.

Nas oficinas, aulas de tingimento vegetal em tecidos, dinâmica prática para recuperar orquídeas resgatadas do descarte (ambos realizados no dia 10/06), e no dia 11 de junho, técnicas de compostagem e contação de histórias para crianças. Com entradas gratuitas, o público deverá se inscrever previamente para cada atividade de interesse.

Também disponível aos visitantes durante os dois dias de evento, o mercado circular terá produtos de perfumaria e aromaterapia, óleos essenciais, cuidados com a pele, cosméticos naturais e veganos e orgânicos brasileiros.

plantas medicinais
Foto: iStock

Promovido pelo Instituto Lixo Zero e Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável (ABRAPS), o evento conta com o apoio da Gerdau, Nespresso e Havaianas. Além disso, possui curadoria da Casa Causa, Recir e MFT Sustentabilidade.

Encontro Lixo Zero
Foto: micheile dot com | Unsplash

O Encontro Lixo Zero será presencial e algumas palestras terão transmissão online, via canal do YouTube.

Confira a programação completa:

10 de junho

programação encontro lixo zero
programação encontro lixo zero
programação encontro lixo zero

11 de junho

programação encontro lixo zero
programação encontro lixo zero
programação encontro lixo zero

Descarte correto

reciclagem de eletrônicos
Foto: ABREE

Durante os dois dias de Encontro Lixo Zero, os visitantes terão uma área para descarte consciente de produtos eletrônicos, como fios, controle remoto, celular, mouse, pilhas, baterias, cartuchos e toner de impressora. O óleo de cozinha também será recolhido, desde que esteja coado. 

Roupas, calçados, brinquedos (em bom estado) serão destinados para doação.

A Havaianas terá um espaço com um coletor do programa Havaianas reCICLO, onde os participantes do evento poderão descartar suas sandálias usadas para que sejam recicladas e transformadas em novos produtos, como: tapetes de borracha, tatames e pneus maciços utilizados em carrinhos de mão.

Lixo no Brasil

Segundo levantamento da WWF Brasil, o Brasil é o 4º maior produtor de lixo plástico do mundo, atrás apenas de EUA, China e Índia, e pesquisas recentes apontam que a geração só aumenta.

Em 2019, o Brasil produziu 79,1 milhões de resíduos sólidos urbanos – de acordo com o Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil, realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe). Com a pandemia da COVID-19 nos últimos dois anos, o consumo desses produtos cresceu cerca de 4% nos lares dos brasileiros.

Especialistas indicam que este aumento considerável está diretamente relacionado às novas dinâmicas sociais. Mais famílias passaram a trabalhar em esquema home office, com a diminuição do consumo de alimentos em restaurantes, por exemplo. Com isso, o delivery se fez mais presente para grande parte dos consumidores.

Segundo um levantamento realizado pelo Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB), a cidade de São Paulo consegue aproveitar somente 7% dos resíduos sólidos encaminhados para a reciclagem. O tema merece atenção e para debater as urgentes questões climáticas e destinação correta para os resíduos sólidos no planeta, o Encontro Lixo Zero – 3, 2, 1, 0, Emergência!, será aberto ao público, com entrada gratuita, nos dias 10 e 11 de junho, em São Paulo.

Encontro Lixo Zero

lixo zero
Foto: iStock

Data: 10 e 11 de junho

Horários: 8h30 às 21h (10/06) e 11h às 19h (11/06)

Local: Unibes Cultural

Endereço: Rua Oscar Freire, 2.500 – Sumaré – São Paulo/SP

*Entrada gratuita no evento mediante cadastramento prévio pelo link.

**Para participar das atividades é necessário inscrição prévia.

Acesse para mais informações sobre o evento.

Importante: Necessário a apresentação do comprovante de pelo menos 2 doses da vacina contra COVID-19. 

LEIA MAIS:

- Publicidade -