Havaianas ReCiclo
Foto: Divulgação
- Publicidade -

Buscando promover o descarte adequado e a reciclagem de seus produtos, a Havaianas se uniu às Casas Bahia. A empresa está instalando urnas coletoras nas lojas das cidades litorâneas de Praia Grande, Santos, Caraguatatuba, Guarujá, Ubatuba, Bertioga e São Vicente. Todas no estado de São Paulo.

Após coletar os chinelos usados, os produtos são encaminhados às cooperativas parceiras de ambas as marcas. As sandálias que ainda tiverem condições de uso serão higienizadas e encaminhadas para doação, enquanto os pares que já tiverem atingido o fim do seu ciclo de vida serão reciclados e transformados em outros produtos.

Reciclagem Havaianas

A ação faz parte de seu programa global de reciclagem, o Havaianas ReCiclo. Esta, por sua vez, é uma das soluções da marca que visa garantir a logística reversa e a destinação adequada de seus produtos.

- Publicidade -

Iniciado em dezembro de 2020, o programa Havaianas ReCiclo vem se expandindo para lojas próprias, franquias e fábricas. E hoje são mais de 40 urnas pelo Brasil e 87 na Europa. A empresa afirma que pretende estender a iniciativa para mais pontos ao redor do Brasil e demais operações internacionais, a fim de garantir que todos tenham acesso e consigam descartar corretamente seus produtos.

Havaianas ReCiclo
Foto: Divulgação

O programa Reciclo começou em parceria com a Trashin, startup especializada na gestão de resíduos e já beneficiou cerca de 322 famílias graças à participação das cooperativas no processo de coleta e triagem dos produtos.

Por fim, a iniciativa possui uma cadeia de produtores parceiros para transformar as sandálias em novos produtos, como tapetes de borracha, tatames e pneus maciços utilizados em carrinhos de mão.

Como descartar

Havaianas ReCiclo
Foto: Divulgação

Para que o público possa participar e contribuir para um mundo mais sustentável, basta levar os chinelos usados a uma das lojas participantes do programa. Uma vez que os produtos são colocados no coletor, inicia-se um novo ciclo de impacto socioambiental positivo, que envolve a destinação correta, a reciclagem do produto e a geração de renda para os cooperados.

Confira a lista completa de pontos de coleta no site.

LEIA TAMBÉM:

- Publicidade -