Semil lança curso sobre políticas públicas em educação ambiental

A capacitação com carga horária de 60 horas está disponível on-line e gratuitamente

Educação Ambiental
Foto: Mahmumdul Hasan Shawon | Unsplash

Um curso on-line e gratuito sobre educação ambiental acaba de ser lançado pela Coordenadoria de Educação Ambiental (CEA), da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) de São Paulo. A capacitação possui carga horária de 60 horas distribuídas em quatro módulos de estudo autoinstrucional, com material de apoio.

Apesar de aberto a todos os interessados, o curso é voltado especialmente para estudantes, especialistas, funcionários públicos, gestores e conselheiros de políticas públicas em meio ambiente, além de líderes de movimentos ligados ao tema de todo o Brasil. Os participantes terão até seis meses para concluírem as aulas e receberem o certificado.

curso Educação Ambiental
O curso on-line e gratuito possui uma carga horária de 60 horas. | Foto: Farrel Nobel | Unsplash

Segundo a coordenadora da CEA, Malu Freire, o objetivo é qualificar agentes públicos e da sociedade civil para atuarem nas políticas de educação ambiental do território paulista, o que inclui desenvolvimento de planos municipais, licenciamento ambiental, conservação da biodiversidade, planejamento urbano, entre outras áreas.

“O propósito é atingir os mais variados públicos, seja nos governos, nas escolas, empresas e ONGs. A ideia é transformar as pessoas que participarem da qualificação em educadores ambientais e, mais ainda, em multiplicadores dessas informações tão importantes para a nossa sociedade”, ressalta.

Entre os assuntos discutidos nesse aperfeiçoamento profissional estão a concepção de políticas públicas de gestão ambiental, orientações para os programas municipais de educação ambiental, além de estudos de casos, compartilhando experiências e estratégias com resultados positivos no Governo de São Paulo.

O programa é distribuído entre videoaulas, material de leitura e atividades complementares. Os quatro módulos abrangem desde a integração da educação ambiental na gestão pública até a apresentação de cases de sucesso na implementação de programas.

biomimética
Biomimética é o design intencional de resolução de problemas inspirado na natureza. Foto: Timothy Dykes | Unsplash

O curso teve a consultoria e elaboração de material da instituição FIA Business School. “O curso representa um avanço significativo ao tratar a educação ambiental como um novo campo do conhecimento, e inseri-la no contexto da gestão ambiental pública, essencial para lidar com a urgência e gravidade das questões ambientais atuais”, afirma Sérgio Salomão, um dos responsáveis pelo projeto. “Não é ‘apenas’ Educação, e não é ‘apenas’ sobre Meio Ambiente, como aprendemos com a equipe da CEA-Semil, mas um novo campo que deve colaborar, de forma transversal e estruturante, para a formulação de todas as políticas públicas em Meio Ambiente”, destaca.

As inscrições da capacitação devem ser realizadas pelo Portal de Educação Ambiental ou diretamente neste link.