- Publicidade -

Embrapa lança minicurso online e gratuito sobre pitayas

As pitayas possuem várias propriedades funcionais já confirmadas com base em estudos científicos

pitaya
Foto: Juemi | Pixabay

A palavra pitaya tem origem espanhola e significa fruto de escamas. Algumas espécies naturais do Brasil podem ser encontradas em regiões arenosas do Cerrado ou em restingas na Bahia e Rio de Janeiro. Quem tiver interesse em conhecer mais sobre a fruta, a Embrapa está ofertando o minicurso gratuito “Fruticultura Tropical – Pitayas: melhoramento genético e sistemas de produção”.

- Publicidade -

Destinado a produtores rurais, extensionistas, professores, gestores públicos e estudantes, o minicurso tem caráter introdutório e traz informações básicas sobre melhoramento genético e sistemas de produção de pitaya.

Com carga horária de seis horas, a capacitação é autoinstrucional e assíncrona, podendo ser realizada em qualquer data e horário. Para se inscrever, acesse o e-Campo – site de capacitações online da Embrapa.

Saiba mais sobre pitayas

As pitayas são conhecidas mundialmente como dragon fruits ou frutas-do-dragão. No Brasil, a pitaya é considerada uma fruta exótica pelo fato de ser pouco conhecida, exuberante e comercializada com alto valor, principalmente em mercados exigentes.

pitaya
Foto: iStock

As pitayas são cultivadas por pequenos e médios produtores, com uma área média dos pomares da fruta de aproximadamente um hectare, sendo uma excelente alternativa para geração de emprego e renda, principalmente na pequena propriedade rural.

- Publicidade -

“As demandas para o mercado interno e externo de frutas frescas e para a agroindústria estão em franco crescimento. A preocupação com a saúde e a busca por uma alimentação mais saudável é uma tendência de mercado, o que posiciona as pitayas em lugar de destaque, considerando as várias propriedades funcionais da fruta já confirmadas com base em estudos científicos”, explica o pesquisador Fábio Faleiro, instrutor do minicurso.

Sobre o curso

O curso é composto por conteúdo teórico, vídeos e publicações técnicas. Um dos materiais didáticos oferecidos gratuitamente é o livro “Pitaya: uma alternativa frutífera”, que pode ser baixado gratuitamente aqui.

No Brasil, as variedades mais comercializadas da fruta são aquelas com poupa rosada ou branca. | Foto: iStock

O aluno vai adquirir conhecimentos sobre características da planta, origem e melhoramento genético, entre outros aspectos; os principais tipos e espécies de pitaya e o potencial de uso comercial; as características das cultivares desenvolvidas pela Embrapa; as boas práticas culturais relacionadas à implantação de pomares de pitaya; as principais pragas e doenças da cultura da pitaya e as estratégias de controle com base nos princípios do Manejo Integrado de Pragas (MIP); as vantagens e desvantagens dos sistemas de produção; as estratégias de agregação de valor para exploração econômica e de fortalecimento da cadeia produtiva; e as propriedades funcionais da fruta.

- Publicidade -

Ao final do curso, o participante vai receber, gratuitamente, um certificado de conclusão assinado pela Embrapa. Mais informações pelo e-mail [email protected].

Outro minicurso oferecido recentemente pela plataforma e-Campo para os interessados na fruticultura é o “Minicurso Fruticultura Tropical – Maracujás: cultivares, sistemas de produção e mercado”. Para fazer a inscrição e realizar esse curso acesse aqui.