Considerado uma fonte renovável, o bambu é um dos materiais mais inovadores na área da construção. É resistente o suficiente para substituir o aço em algumas estruturas, como mostram construções em países como China, Japão e Indonésia. Na América do Sul, o país mais desenvolvido no seu uso é a Colômbia, como atesta a catedral Alterna Nuestra Señora de La Pobreza, projetado pelo renomado arquiteto Simón Velez.

Quem quiser fazer um mergulho neste universo, pode se inscrever no Curso Imersivo de Construção com Bambu, de 16 a 21 de julho, no Sítio Bicho Preguiça, sede do Bambu Mantiqueira, em Caçapava, a apenas 100 Km de São Paulo. 

Considerado um dos principais especialistas na área no Brasil, o bambuzeiro e engenheiro agrônomo Bruno Sales, vai ensinar diversas técnicas construtivas do básico ao avançado. Os participantes vão construir do zero um galpão de bambu de 16 metros quadrados. “Diferente do cimento, que é altamente poluente, o bambu é um recurso natural que não se esgota, desde que cortado corretamente”, afirma Bruno. 

O curso tem despertado interesse de engenheiros, arquitetos, designers, permacultores, artesãos, sitiantes e curiosos em geral.

Programação (teoria e prática):

  • Visita para conhecer as 14 espécies de bambu plantadas no Sítio
    Morfologia, fenologia (como reconhecer a idade da planta), plantio, propagação, manejo, tratamento, aplicações, movelaria e design e bioconstrução.
  • Perspectiva financeira de bambu tratado, preço e mercado
  • Realizar coleta adequada
  • Aprender o tratamento natural
  • Fazer diversas encaixes (boca de sapo, boca de tigre, tesoura invertida, bambu milanesa)
  • Fazer painel de esteridia.
  • Fazer confecção das peças estruturais.
  • Como fazer um projeto básico de obra com bambu
  • Gerenciamento e planejamento de uma obra de bambu.
  • Como dimensionar, projetar uma obra de bambu com relação ao peso de cinco telhados (sapé, colonial, ecotop, telhado vivo, estrerilla com calficite).

QUEM É BRUNO SALES

Engenheiro Agrônomo formado pela UFRRJ, trabalha com bambu há mais de 15 anos. Neste período, realizou 15 obras, entre casas e galpões com diferentes tipos de bambu. Foi estagiário por 4 anos da Embrapa Agrobiologia. Sob orientação do departamento de tecnologia da madeira na Engenharia Florestal da UFRRJ, trabalhou na instituição Pindorama durante 5 anos, onde ministrou cursos de bambu para 23 turmas.

CURSO DE IMERSÃO EM CONSTRUÇÃO COM BAMBU

16 a 21 de julho com Bruno Sales

Sitio Bicho Preguiça- Bambu Mantiqueira – Caçapava – SP

Inscrições: [email protected]

Whatsapp: (11) 9.7130-3335

Programação completa e valores:

facebook.com/events/413101409530832/

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.