- Publicidade -

Vizinho Amigo: Projeto conecta voluntários a grupos de risco

Plataforma reúne pessoas interessadas em realizar pequenas tarefas, como compras no mercado ou farmácia, passeio com animais de estimação.

como ajudar idosos
Foto: Nick Karvounis | Unsplash

Para ajudar as pessoas que fazem parte dos grupos de risco do Covid-19 e não podem sair de casa surgiu o movimento Vizinho Amigo. A ideia é colocar tais pessoas em contato com voluntários que se disponham a realizar pequenas tarefas, como compras no mercado ou farmácia, passear com animais de estimação ou simplesmente conversar por telefone -, uma vez que o isolamento social pode causar também problemas psicológicos.

- Publicidade -

O Vizinho Amigo foi criado em Portugal e, de maneira independente, é implantando em muitos países que hoje vivem em quarentena. De forma espontânea, muitas pessoas se colocaram à disposição de idosos e outros em grupos de risco, nas últimas semanas. O movimento tem se alastrado sobretudo entre os que moram em prédios.

A ideia então do site Atados foi facilitar essa conexão criando um site com apoio da empresa Medley. A plataforma disponibiliza o material de apoio para quem quer se voluntariar, como guia de instruções para prevenção e cartazes para colar na portaria, entre outros itens, e um formulário para quem precisa de ajuda, confira aqui.

Outra iniciativa interessante que já falamos aqui é a rede Chama Vizinho, que conecta pequenos empreendedores a quem busca serviços e produtos. A ideia é encurtar distâncias criando uma rede de comunicação na própria vizinhança.

- Publicidade -