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bicicleta elétrica sem corrente
Foto: Schaeffler

Um novo sistema de transmissão para bicicletas elétricas começou a ser testado na Alemanha, em 2022, e vai entrar em produção em breve. Uma parceria entre as Schaeffler e Heinzmann foi responsável por desenvolver o Free Drive que dispensa o uso de correntes ara impulsionar as bikes elétricas, gerando uma série de novas possibilidades.

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As bicicletas elétricas e as convencionais usam as correntes como ferramenta propulsora. Mas o novo sistema usa apenas uma fiação para ligar as rodas aos pedais. O movimento das pedaladas continua sendo importante, já que a energia cinética dos pedais é transformada em energia elétrica por um micro gerador. Essa energia é então transmitida para as rodas, fazendo-as girar.

As dimensões compactas do sistema Free Drive permitem uma distância padrão de 138 milímetros entre os dois pedais. Sem a necessidade de uma estrutura mecânica entre os pedais e as rodas, abrem-se muitas possibilidades de novos designs e projetos para e-bikes ou até pequenos veículos elétricos.

bike elétrica sem correntes
Foto: Schaeffler

“O sistema de acionamento sem corrente abre possibilidades completamente novas na arquitetura da bicicleta e na configuração dos pedais – incluindo designs com duas, três ou quatro rodas, com ou sem teto”, explica Jochen Schröder, presidente da Divisão de Mobilidade elétrica da fabricante.

O conceito digital bike-by-wire também significa que as mudanças de marcha e as mudanças entre os modos de operação são realizadas por software.

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Como funciona?

O componente central do sistema Free Drive é o um micro gerador da Schaeffler, que define a resistência no pedal enquanto absorve a potência de pedalada do ciclista. Este equipamento converte a energia mecânica gerada durante a pedalada em energia elétrica, que por sua vez é convertida novamente em energia mecânica no motor que faz girar as rodas. Assim como nos carros, todos os componentes do sistema se comunicam por meio de uma conexão CAN.

gerador bicicleta elétrica sem correntes
Foto: Schaeffler

O sistema completo gera uma saída contínua de 250 watts e inclui um gerador de pedal, motor de acionamento, bateria e interface homem-máquina (HMI).  O gerador regula a quantidade de resistência que o ciclista experimenta ao pedalar, com base no nível de esforço de pedalada selecionado para manter a velocidade.

Se você pedalar mais forte do que o necessário, o excesso de energia é armazenado na bateria, que também pode ser carregada por um sistema de frenagem regenerativa no motor. Além disso, a bateria também pode ser carregada na tomada.

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bicicleta elétrica sem correntes
Foto: Schaeffler

Segundo os fabricantes, as bicicletas elétricas que usam esse sistema devem exigir menos manutenção do que suas contrapartes convencionais, já que elimina o desgaste de engrenagens e correntes.

Bicicletas de carga

Embora o sistema Free Drive possa ser usado por diversos modelos de e-bikes, ele deve ser especialmente útil as bicicletas de carga. A maioria dos projetos de bicicletas de carga é limitada pela necessidade de estrutura para a corrente de bicicleta alcançar a roda traseira ou a caixa de câmbio. Com o Free Drive, no entanto, é possível criar designs mais estáveis, com o compartimento traseiro mais próximo ao solo.

bicicleta de carga e-bike sem correntes
Foto: Schaeffler

Vale lembrar que o uso de bicicletas para entregas e transporte de pequenas cargas vem crescendo e é uma alternativa mais sustentável que o delivery com motos ou outros veículos automotores.

“Independentemente de o sistema ser usado em aplicações de 2, 3 ou 4 rodas, a ausência de uma conexão mecânica entre o gerador e o motor significa que o Free Drive pode fornecer flexibilidade máxima na arquitetura da bicicleta e uma pedalada que se adapte aos requisitos da bicicleta e às necessidades do ciclista, garantindo um desgaste mínimo”, diz Jochen Schröder.

No momento, o sistema vai ser vendido apenas para fabricantes de bicicletas e operadores de frotas.

Para saber mais, acesse: www.schaeffler.de.