Cansado de sofrer com dores nos ombros, o designer e ciclista holandês Lex van Stekelenburg decidiu criar um novo conceito de bicicleta. O modelo pensado por ele possui um guidão que permite pedalar também com as mãos.

A bike segue o padrão dos modelos de estrada, feito com corpo leve para que seja possível alcançar altas velocidades. A tecnologia implantada por Stekelenburd também coopera para uma melhor performance, já que ela funciona como se houvesse duas marchas funcionando ao mesmo tempo.

Apelidado de “4 Strike Bike”, o modelo surge como mais uma opção para as pessoas que querem utilizar a bicicleta como meio de transporte ou lazer e que precisam ganhar tempo e eficiência.

Como a bike pode ser movida ao mesmo tempo pela força exercida pelas pernas e também pelos braços, o projeto inclui um guidão especial, que permite maior estabilização. Outra diferença entre este modelo e os tradicionais é que o próprio guidão possui sistema de ajuste fácil, para que o ciclista possa utilizá-lo na altura ideal para o seu corpo.

Como uma das preocupações que originaram a ideia era principalmente o bem-estar de quem pedala, o criador explica que o fato de manter em constante movimento pernas e braços eleva a atividade muscular e distribui melhor o esforço. Dessa forma, os benefícios ao coração e pulmão são facilmente sentidos.

Redação CicloVivo

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.