Previsto para ser lançado em março, o mapa foi criado por ciclistas e indica as melhores rotas para andar de bicicleta em São Paulo. Quando lançado, o serviço vai mostrar os percursos mais seguros e os pontos de acesso às bikes compartilhadas.

O novo mapa será hospedado no site MapLink e foi elaborado a partir das informações prestadas por ciclistas experientes, que vão orientar as pessoas que acabaram de aderir às bikes, dando sugestões de rotas e dicas diversas.  Desta maneira, a iniciativa vai encorajar os iniciantes e ainda construir uma importante ferramenta de turismo para a cidade.

Depois de lançado, o serviço deverá ser mais interativo do que os mapas atuais. Hoje em dia, a maioria dos mapeamentos para ciclistas incluem apenas as localizações de ciclovias fixas – como as da Radial Leste e da Marginal Pinheiros – e das ciclofaixas de lazer, que são ativadas aos domingos e feriados.

No começo deste ano, a Secretaria de Turismo de São Paulo desenvolveu um site para a ciclofaixa de lazer, que também traz as informações dos pontos de compartilhamento de bikes e dos melhores parques para pedalar. No entanto, o serviço foi criado para promover o turismo na cidade e não tem a mesma eficiência de um serviço colaborativo criado pelos próprios ciclistas urbanos de São Paulo. Com informações do Catraca Livre.

Redação CicloVivo

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.