- Publicidade -

A BlaBlaCar anuncia nesta segunda-feira (1), o lançamento da Zero Empty Seats, um estudo global sobre o impacto ambiental da carona solidária. O relatório, conduzido pelo instituto de pesquisa francês Le BIPE, é o primeiro a apontar dados reais de uso da comunidade de 70 milhões de caronistas da BlaBlaCar.

- Publicidade -

O instituto Le BIPE analisou os dados de uso real da plataforma durante 12 meses e pesquisou 6.884 membros da plataforma em oito países. De acordo com a análise, 1,6 milhão de toneladas de CO2 deixou de ir para a atmosfera.

O relatório Zero Empty Seats apresenta quatro cenários diferentes com base nas inovações em curso e nas previsões de crescimento da comunidade BlaBlaCar. Desde o compartilhamento de caronas até o transporte para uma experiência de viagem porta-a-porta, existem várias alavancas para ajudar a poupar um total anual de 6,4 milhões de toneladas de CO2 em 2023.

Principais conclusões

• Economia total de CO2: 1,6 milhão de toneladas de CO2 economizado pela carona solidária em 2018 – igual ao CO2 absorvido em um ano por uma floresta do tamanho de 730 mil campos de futebol

• 3,9 pessoas por carro: a taxa média de ocupação de carros na BlaBlaCar (vs 1,9 pessoas por carro sem a BlaBlaCar).

- Publicidade -

• Com apenas 1,6% a mais de carros na estrada, a carona permite o transporte de duas vezes o número de passageiros em carros (+ 210%), com 26% menos emissões de CO2

• Mudanças de comportamento:

Carta de motorista: 28% dos passageiros da BlaBlaCar que não têm carta estão postergando as aulas graças ao compartilhamento de carros.

- Publicidade -

Segurança rodoviária: 22% dos motoristas da BlaBlaCar reduzem a sua velocidade quando partilham caronas, aumentando ainda mais a economia de CO2 gerada.

“Os fatos são simples – para proteger o futuro do nosso meio ambiente, devemos trabalhar juntos para agir hoje. Esses resultados mostram como a mobilidade compartilhada pode reduzir significativamente a emissão de carbono no transporte, sem limitar as aspirações de viagem ou o acesso à mobilidade. A BlaBlaCar sempre lutou para reduzir o número de assentos vazios na estrada, e a implantação contínua de ônibus de longa distância em nossa plataforma reforçará ainda mais nossos esforços nessa direção”, disse Nicolas Brusson, CEO e co-fundador da BlaBlaCar.