Mesmo com todas as leis, alguns motoristas não se inibem em dirigir numa velocidade acima do permitido. Soma-se à isso, o fato de que hoje temos muitas distrações nas ruas, tornando essa combinação bastante perigosa. A cidade de Westminster, na Grande Londres, na Inglaterra, resolveu testar uma solução criativa para chamar atenção de quem dirige ao pintar uma faixa de pedestre em dimensão 3D.

A pintura em 3D cria uma ilusão de ótica a quem passa pelo local, que é próximo do famoso  cruzamento de Abbey Road, imortalizado pelos Beatles. Quando os motoristas chegam no cruzamento têm a impressão de que estão prestes a passar por cima de uma rampa. Tipos similares de travessias já foram testados na Índia, Malásia, Nova Zelândia e Estados Unidos. Em Nova Delhi, na Índia, por exemplo, a velocidade média caiu até 40%, de 50 km/h para 30 km/h -, onde foi implementado.

A travessia será testada pelos próximos meses onde está a Escola Júnior de Barrow Hill. Aliás, a ideia do projeto veio após professores desta escola, e moradores locais, levantarem preocupações em torno da segurança na via.

Foto: Westminster City Council

Se os testes forem bem-sucedidos, o esquema poderá ser implementado em todo o resto do município. “Longe de ser simplesmente uma inovação que torna o visual atraente e moderno, o efeito 3D ajuda os motoristas a ver a travessia mais fácil”, afirma Tim Mitchell, membro do gabinete de meio ambiente e gestão da cidade.