- Publicidade -

Ilusão de ótica em faixa de pedestre faz motoristas desacelerarem

Uma cidade na Inglaterra resolveu testar uma solução criativa para chamar atenção de quem dirige.

Mesmo com todas as leis, alguns motoristas não se inibem em dirigir numa velocidade acima do permitido. Soma-se à isso, o fato de que hoje temos muitas distrações nas ruas, tornando essa combinação bastante perigosa. A cidade de Westminster, na Grande Londres, na Inglaterra, resolveu testar uma solução criativa para chamar atenção de quem dirige ao pintar uma faixa de pedestre em dimensão 3D.

- Publicidade -

A pintura em 3D cria uma ilusão de ótica a quem passa pelo local, que é próximo do famoso  cruzamento de Abbey Road, imortalizado pelos Beatles. Quando os motoristas chegam no cruzamento têm a impressão de que estão prestes a passar por cima de uma rampa. Tipos similares de travessias já foram testados na Índia, Malásia, Nova Zelândia e Estados Unidos. Em Nova Delhi, na Índia, por exemplo, a velocidade média caiu até 40%, de 50 km/h para 30 km/h -, onde foi implementado.

A travessia será testada pelos próximos meses onde está a Escola Júnior de Barrow Hill. Aliás, a ideia do projeto veio após professores desta escola, e moradores locais, levantarem preocupações em torno da segurança na via.

Foto: Westminster City Council

Se os testes forem bem-sucedidos, o esquema poderá ser implementado em todo o resto do município. “Longe de ser simplesmente uma inovação que torna o visual atraente e moderno, o efeito 3D ajuda os motoristas a ver a travessia mais fácil”, afirma Tim Mitchell, membro do gabinete de meio ambiente e gestão da cidade.

- Publicidade -