O estudante indiano Arinudha Surabhi desenvolveu o Kranium, um capacete de segurança feito de papelão. O novo equipamento foi aprovado nos testes e será comercializado em breve, com preços mais baratos do que as versões convencionais.

O papelão é a nova alternativa sustentável na hora de se proteger contra os acidentes de bike. Além de poder ser reciclado, o capacete tem eficiência garantida pela estrutura do material que o compõe, já que possui ondulações internas capazes de absorver os fortes impactos que podem ocorrer em acidentes.

O Kranium foi criado por Surabhi, estudante do Royal College of Art, em Londres. Surabhi conclui que a estrutura interna do papelão pode oferecer um ótimo amortecimento e a mesma proteção que a cartilagem do crânio do pica-pau, pássaro que sofre fortes impactos em sua cabeça durante a vida.

O estudante indiano patenteou o capacete, e já conta com um grupo de investidores que vai colocar o produto no mercado. Uma empresa alemã comercializará o capacete ainda este ano, que vai contar com uma camada transparente para evidenciar o papelão utilizado no equipamento.

Os investidores afirmam que o Kranium terá preços mais acessíveis do que as versões convencionais – elaboradas a partir de plástico e fibra de carbono. O capacete é à prova d’água e foi certificado por diversos órgãos de segurança na Europa. Com informações do Bike Radar.

Redação CicloVivo

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.