A partir desta segunda (6), as bicicletas disponíveis no sistema Bike Sampa já podem ser retiradas com o Bilhete Único. A nova medida, ainda em fase experimental, permite a integração com os meios de transporte público em pontos estratégicos das zonas sul e oeste.

Durante a primeira etapa do projeto, apenas três estações do Bike Sampa ganharam leitores do Bilhete Único: Parque Trianon e Shopping Santa Cruz, que fazem ligação com o metrô e um corredor de ônibus, e a estação Shopping Eldorado, que liga as bicicletas do Bike Sampa aos trens e ônibus.

O comportamento dos usuários do serviço foi um fator determinante para a interligação das bikes com os meios de transporte coletivos. Foi comprovado que, as pessoas que utilizam o Bike Sampa e andam de metrô somam 45% dos usuários do sistema de empréstimos.

A maioria das viagens registradas acontece nos horários de pico em São Paulo (das 7h às 10h e das 19h às 20h), fazendo das bicicletas uma alternativa ao trânsito caótico e aos meios de transporte coletivos, sempre lotados.

Para alugar uma bicicleta utilizando o cartão da SPTrans, é necessário atualizar o cadastro junto ao Bike Sampa. As regras de utilização são as mesmas (cada veículo pode ser utilizado por até 30 minutos e devolvido em qualquer estação do sistema), mesmo que ainda não seja contemplada com a integração do Bilhete Único.

Até o começo de junho, os aluguéis realizados com o cartão de transporte serão monitorados, reunindo dados estatísticos sobre o projeto que integra o Bike Sampa ao Bilhete Único. Estas pesquisas vão identificar o fluxo nas estações de retirada e devolução, data e hora do empréstimo e da devolução da bicicleta compartilhada. Com informações do Terra.

Redação CicloVivo

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.