O norte-americano Rich Kronfeld decidiu criar um veículo que tivesse o conforto dos carros e a praticidade de uma bicicleta. Assim surgiu o Raht Racer. O design exterior do veículo é semelhante ao de carros de corrida, internamente, ele é pilotado através das pedaladas.

Para deixar o seu funcionamento mais eficiente, o modelo não é movido apenas a partir das próprias pedalas. Com a opção elétrica, o Raht Racer utiliza a eletricidade para elevar o seu potencial e deixar as viagens quase tão rápidas quando as realizadas por automóveis comuns. As próprias pedalas geram energia para abastecer o sistema.


Foto: Divulgação

De acordo com o fabricante, o protótipo do veículo, que já está finalizado, é capaz de chegar a 112 km/h. Mas, a intenção é torná-lo ainda mais rápido, possibilitando que ele chegue a 160 km/h. Para isso, o Raht Racer também possui itens de segurança. O piloto fica envolto a uma gaiola, a carroceria é feita em fibra de carbono reforçada e outros recursos de segurança, como um airbag, cintos de segurança e iluminação dianteira e traseira também foram incorporados ao projeto.


Imagem: Divulgação

Para Kronfeld, este veículo é uma opção para pessoas que precisam se deslocar mesmo em situações adversas, como chuva, muito sol ou frio. Ele também facilita o transporte de equipamentos e materiais, sendo muito mais prático do que uma bicicleta simples.

O Raht Racer está em busca de financiamento coletivo através do site Kickstarter. Os colaboradores que se interessarem por uma unidade deste veículo alternativo podem adquiri-lo através do site por US$ 10 mil.

Redação CicloVivo

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.