Avenida Rebouças (SP) ganhará ciclofaixa de 3,4 km

Nova estrutura conectará as ciclovias e ciclofaixas da Faria Lima, Henrique Schaumann/Brasil, Paulista e Consolação.



rebouças ciclofaixa
Foto: Sérgio Valle Duarte | cc 3.0

A partir desta terça-feira (04) começam as obras de implantação da ciclofaixa da Avenida Rebouças, anunciada em 2019, na capital paulista. O prazo previsto para implantação nos dois sentidos é de 60 dias.

A nova estrutura cicloviária terá ao todo 3,4 km e fará conexão com a ciclovia da Avenida Paulista, Avenida Henrique Schaumann/Avenida Brasil, Avenida Faria Lima e da Rua da Consolação. A ideia é criar uma grande rede integrada com estações de metrô, terminal de ônibus de Pinheiros, além de parques e unidades de saúde.

A nova ciclofaixa será implantada à direita da Avenida Rebouças, dos dois lados da pista, junto à calçada. Atualmente, as calçadas desta avenida são mais largas do que o mínimo previsto em lei, que é de 1,20 metro. A prefeitura não informou se reduzirá a via de pedestres, mas divulgou que a obra começará com a reforma de guias e sarjetas no sentido centro-bairro.

Plano cicloviário

A obra faz parte do Plano Cicloviário da capital paulista. Segundo a prefeitura, o foco será ampliar a malha cicloviária e sua integração a outros modais de transporte coletivo como ônibus, trem e metrô, além de melhor a estrutura já existente.

Bruno Covas promete implementar mais 173,5 km de infraestrutura cicloviária ainda este ano. O prazo está apertando, mas, se os planos forem concretizados, São Paulo terá uma infraestrutura de 676 km para ciclistas.

“Os investimentos são da ordem de R$ 325 milhões nesta etapa de ampliação e recuperação da infraestrutura cicloviária (a reforma inclui asfalto novo, nivelamento da sarjeta, mais tachões de segurança, sinalização horizontal e vertical)”, divulgou a prefeitura em nota.

Mais vias para bicicletas é uma demanda mundial e cidades ao redor do mundo passaram a estimular o ciclismo na pandemia. Também em São Paulo, uma pesquisa revela que mais pessoas pretendem pedalar ou andar a pé nos próximos meses.



Digite seu email para receber nossas últimas notícias!