Quantos xampus você utiliza em um ano? Difícil mensurar. Agora imagina em toda uma vida. Como alternativa às embalagens plásticas deste item básico, Marissa Vettoretti criou a EarthSuds, uma marca de xampus, condicionadores e body wash em forma de tabletes. A ideia é focar no mercado hoteleiro.

Problema 

A invenção surgiu há três anos, quando Marissa, com apenas 19 anos, participava de um concurso de design circular. Impactada por um vídeo em que um canudo plástico era retirado do nariz de uma tartaruga marinha, ela passou a se questionar sobre quais outros descartáveis prejudiciais ao planeta não estavam em debate. 

Durante a pesquisa, descobriu que os frascos de amenities, encontrados nos banheiros de hotéis, são filtrados em instalações de reciclagem. Isso acontece por, pelo menos, três razões: pequeno tamanho, baixa qualidade do plástico e contaminação do sabão. O resultado é que 5,7 bilhões de garrafas plásticas em miniatura são enviadas para aterros na América do Norte a cada ano. 

A rede hoteleira InterContinental Hotels Group (IHG), por exemplo, estima que – apesar de já usar dispensadores de cerâmica recarregáveis – distribui uma média de 200 milhões de miniaturas anualmente.

EarthSuds: uma solução

A EarthSuds, da junção Earth (Terra) e Suds (espuma de sabão), é uma startup que fabrica itens higiênicos em forma de tabletes. Basta molhar a mão, quebrar o tablete e esfregá-lo para espumar. Cada unidade é suficiente para uma lavagem. Trata-se de uma solução lixo zero para hóspedes e viajantes.

Foto: EarthSuds

Outro ponto importante é que são produzidos sem uso de parabenos, sulfatos, silicone e ftalatos. Além de serem cruelty-free.

Sediada em Ontário, no Canadá, a empresa foi criada para hotéis, mas devido a alta procura dos próprios hóspedes começou a vender seus produtos diretamente aos interessados pelo seu site

Esta é uma solução interessante, mas é importante ressaltar que não é a única. Hoje já temos disponíveis, por exemplo, xampus em barra. Inclusive de marcas nacionais. Apesar de não estarem disponíveis em supermercados, como os xampus convencionais, eles são facilmente encontrados.

Leia também:

Designer propõe troca de cosméticos líquidos por sólidos para reduzir emissões

Rede de hotéis vai eliminar frascos plásticos em miniatura

Conheça a primeira loja “lixo zero” do Brasil

Rede Accor se compromete a eliminar descartáveis até 2022