tijolo para abelhas
Fotos: Green&Blue
- Publicidade -

Um tijolo capaz de abrigar e proteger as abelhas, replicando seus habitats. Este modelo não só existe como terá que ser adotado pelos moradores de Brighton e Hove, cidade no sul da Inglaterra.

Apesar de muitos associarem abelhas às colônias, as abelhas que vivem sozinhas constituem a maior parte das espécies no mundo. As chamadas “abelhas solitárias” somam quase 250 das cerca de 270 espécies de abelhas da Grã-Bretanha.

tijolo para abelhas
Foto: Green&Blue

Muitas destas espécies abrem cavidades nas árvores para fazer ninhos. Cientes deste fato e do aumento do desmatamento, projetos de conservação passaram a criar ninhos artificiais. Afinal, as abelhas são essenciais para o planeta e seu declínio já é uma preocupante realidade. 

- Publicidade -

Na Inglaterra, além de ninhos e da construção de corredores de flores para atrair polinizadores, agora há Bee Brick ou “tijolo de abelha”, em tradução livre. O bloco com pequenos buracos de tamanhos variados recria um tipo de ninho comum às abelhas solitárias. 

tijolo para abelhas
Foto: Green&Blue

Desenvolvido por Faye Clifton, do estúdio de design Green&Blue, em parceria com um ecologista, o tijolo foi lançado em 2014. Cada unidade é feita com concreto reciclado e possui o mesmo tamanho de um tijolo convencional. 

Uma nova lei de planejamento em Brighton e Hove exige que o tijolo para abelhas seja incluído em todos os novos edifícios acima de cinco metros de altura. Além disso, a população deve também adotar caixas de nidificação de pássaros.

tijolo para abelhas
Foto: Green&Blue

A medida busca um esforço conjunto para atrair polinizadores e formar um ambiente seguro para que possam se reproduzir. Também está inclusa numa abordagem mais ampla que incentivará a criação de mais áreas verdes, uma vez que o tijolo deve ser posicionado em locais próximos de onde há plantas que atraiam abelhas.

tijolo para abelhas
Foto: Green&Blue

“Os tijolos de abelha são apenas uma das várias medidas que realmente deveriam estar em vigor para lidar com as preocupações com a biodiversidade que surgiram ao longo de anos de negligência do ambiente natural”, disse Robert Nemeth, conselheiro por trás da iniciativa, em entrevista ao site Dezeen.

tijolo para abelhas
Foto: Green&Blue

É importante ressaltar que as abelhas solitárias não possuem “rainha” ou mel para proteger. Por isso, são menos agressivas e só ferroam se forem manuseadas ou atacadas. Resta agora saber se as abelhas solitárias vão aprovar suas mini-casinhas.

tijolo para abelhas
Foto: Green&Blue

Um projeto de design já apontou que a maior dificuldade das caixas artificiais é não conseguir copiar o microclima. O profissional venceu um prêmio de design ao criar a HIIVE: uma casa para abelhas que imita um tronco de árvore.

tijolo para abelhas
Foto: Green&Blue

Leia também:

- Publicidade -